A maior cidade do extremo sul da Bahia também tem o maior número de candidatos à eleição majoritária, em Teixeira de Freitas.
Segundo dados do tribunal Superior Eleitoral (TSE), oito coligações partidárias deram entrada no registro de seus candidatos para disputar o próximo pleito eleitoral que acontecerá no primeiro turno em 15 de novembro de 2020.
Vários nomes foram cogitados para disputar o cargo de prefeito de nossa cidade, entre os escolhidos nas convenções estão; o atual prefeito Temóteo Brito (PP) que traz como sua vice a ex-diretora do Ciretran, Tatiane Ruas, do Republicanos.
Entre as prováveis alianças que seriam formadas, segundo os especialistas de plantão, só se concretizou a de Caio Checon (SD) e Jonatas Molar do PSB. O empresário Caio Checon, foi presidente da Câmara de Vereadores e candidato a prefeito e deputado. Seu vice Jonatas Molar é professor e vereador, ambos também têm chance de ganhar a eleição, segundo especialistas.
A possível aliança entre Marta Helena e João Bosco não aconteceu. A surpresa ficou mesmo com o grupo dos Pintos. Conhecido por fazer aliança com candidatos com chance de eleição, este ano o ex-deputado Uldurico Pinto, lançou Xandão Junior (PROS) e sua vice Raquel Brito, do mesmo partido para concorrer à prefeitura em candidatura solo.
Segundo os politiqueiros de plantão, a intenção de Uldurico até o final da campanha, ainda é fazer uma aliança com algum candidato que tenha chance de eleição e assim o grupo ter participação da administração caso o candidato apoiado por ele vença a disputa eleitoral, foi assim com Dr. Vagner, com João Bosco e com Temóteo.
O médico Marcelo Belitardo, vem despontando como um dos candidatos também com chances de vencer a disputa, segundo pesquisas, trouxe como seu vice, Yuri Fernandes, filho do médico Nelson Prado, que foi vereador por Teixeira de Freitas e é um dos donos do antigo hospital Santa Rita, onde hoje funciona a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).
Marta Helena (PSDB) foi vereadora e presidente da Câmara. Candidata à prefeita e deputada, Marta Helena, foi uma das mais votadas para deputada na eleição passada, e o seu candidato à vice é o empresário e ex-vereador Diógenes Luz, também do PSDB.
Os outros dois postulantes, Antenor de Jesus, o “Tena” do Partido Trabalhista Cristão (PTC) que tem como vice Sirlandio Nascimento (PTC), apesar de não ser muito conhecido na cidade, tem uma história política em Caravelas onde foi candidato a prefeito.
Já Pablo Franstêscouly e seu vice Rafael Josephe, ambos do Partido União Popular (UP), são calouros e estão começando na política.
Com as contas rejeitadas e processos na justiça, o médico e ex-prefeito João Bosco, traz na sua chapa o ex-secretário de saúde Eujácio Dantas, ambos do PT. João Bosco conseguiu na justiça o direito de disputar a eleição e políticos de plantão dizem que é um forte candidato a disputa.
Com tantos candidatos para dividir os votos, especialistas dizem que o atual prefeito Temóteo Brito (PP), terá todas as chances de continuar administrando Teixeira pelos próximos quatro anos.
Temóteo é considerado uma águia quando o assunto é política e está com a máquina na mão. Mesmo que Temóteo tenha sofrido alguns desgastes durante sua administração, o gestor investiu em infraestrutura, geração e emprego e renda e na saúde, o que tem elevado a sua popularidade entre os eleitores, fazendo com que o prefeito tenha todas as chances de reeleição. O resto é esperar para ver.