Publicidade Davaca novo

CAEMA realizou o 1º Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa

Encontro da Caema com militares da tríplice fronteira

Por Neuza em 27/11/2016 às 14:17

Encerrou ás 17 horas desta sexta feira, 25 de novembro o I Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa, que teve como tema: Estratégia, Integração e Cidadania. O evento marcou a comemoração do 12º aniversário da CAEMA e foi idealizado pelos Comandantes da 24ª CIPM/Nanuque-MG, 2º BPM/Nova Venésia-ES e da CIPE/Mata Atlântica-BA (CAEMA), visou permitir a interação entre as Polícias Militares da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, buscando a ampliação de conhecimentos, compartilhamento de expertise e o fortalecimento das ações em conjunto.

Nos dois dias de encontro foram realizados reuniões entre as cúpulas das polícias e um seminário, onde autoridades e estudiosos na área de Segurança Pública enfrentaram palestraram sobre Ciclo Completo de Polícia, Atividades de policiamento especializado no Estado da Bahia: atual modelo e desafios contemporâneos, Atividade de inteligência de segurança pública no enfrentamento às organizações criminosas, O desafio da liderança nas instituições policiais modernas, Estrutura e funcionamento do Centro de Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, Planejamento estratégico e cenários prospectivos nas instituições policiais militares, O emprego da psicologia positiva no 2° BPM da Policia Militar do Espírito Santo. 


O evento contou com a presença dos palestrantes Dr. Ricardo Brisolla Balestreri, Presidente do Conselho de Administração do Observatório do Uso Legítimo da Força e Tecnologias Afins, Cel PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, Comandante de Policiamento Especializado da PMBA, Dr. André Estévão Ubaldino Pereira, Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Cel PM Glauco Silva de Carvalho, Comandante de Policiamento da Capital/São Paulo, TC PM Marcos Antônio Oliveira da Conceição, Presidente da Comissão Integrada Estadual de Seg. Pública, Cel PM Sérgio Henrique S. Fernandes, Assessor de Desenvolvimento Organizacional da PMMG, Drª Marcella Bastos Cacciari, Professora da Faculdade Capixaba de Nova Venécia-ES.

Participaram como moderadores: o Deputado Federal Luiz Gonzaga Ribeiro, Cel PM Paulo de Tarso Uzeda, Comandante de Operação Policiais Militares da PMBA, Cel PM Sergio Henrique S. Fernandes, Dr. Cláudio Schiavo Cruz, Juiz de Direito, Cel PM Aroldo Pinheiro de Araújo, Comandante da 15ª Região Militar da PMMG, Cel PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro e o TC PMES Sebastião Aleixo S. Batista.

O encontro contou com a presença do Cel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da PMBA, do Cel PM André Agostinho Leão de Oliveira, Chefe do Estado Maior da PMMG, do Cel PM Marcos Assis Batista, representando o Comandante Geral da PMES, Comandantes das Unidades da PMBA do Extremo Sul Baiano, Comandantes de Unidades Especializadas de todo Estado da Bahia, Oficiais e Praças dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, Policiais Civis, dentre outros envolvidos com a segurança pública.

Na palestra de abertura o Dr. Ricardo Brisolla Balestreri tratou do Ciclo Completo de Polícia: Uma proposta em face do atual modelo bipartido de polícia no Brasil. O Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, defendeu que o sistema de segurança pública brasileiro é “mal montado” e esse é o principal fator para resultados ruins. Continuou afirmando que é necessário se expandir o debate, que a sociedade necessita de segurança e que os policiais militares clamam em ver o seu trabalho render.

A Tríplice Divisa entre os Estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais é uma região de grande importância para a segurança pública dos três Estados-membros e para União. O território é caracterizado pela diversidade biológica, social, cultural e econômica. Contudo, a presença abstrata de limites territoriais é um terreno fértil para a presença do crime organizado. 

O encontro proporcionou o alinhamento entre as instituições, onde serão realizadas ações para padronização de procedimentos das corporações, compartilhamento de ações de Inteligência policial, com a finalidade de fortalecer ações preventivas e de combate aos crimes no território.

A iniciativa marcou um novo rumo na dinâmica para o policiamento da tríplice divisa. Ideais e objetivos comuns foram fortalecidos e sobre tudo o reconhecimento de uma identidade própria da Tríplice Divisa. A CAEMA se orgulha de ter sido a anfitriã desse primeiro encontro. A CAEMA pode ser acionada pelo telefone (73)99815-8859 ou por denuncia online no endereço eletrônico http://www.caemaonline.com. Curtam nossa página https://www.facebook.com/cipe.mataatlantica/

Fonte: Neuzabrizola/Ascom

Tags:   Bahia Caema encontro tríplice fronteira
publicidade