
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Freedom, com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro que atua em território baiano. A ação foi executada de forma simultânea na Bahia e no Ceará, resultando na prisão de 36 pessoas com mandado de prisão, sendo que quatro delas também foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Em Salvador, 33 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. No município de Aratuípe, um alvo foi alcançado, e na cidade de Eusébio, no estado do Ceará, foram presos, Luís Lázaro Santana Alves, conhecido pela alcunha de "LL" - apontado como o chefe da facção no bairro da Liberdade, em Salvador e Marielle Silva Santos - companheira de Luís Lázaro, apontada como a responsável financeira da organização criminosa. Durante a operação, um dos investigados, ainda não identificado formalmente, reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. Foram apreendidas, armas, porções de maconha, crack e cocaína. Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia. Conforme o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.
O delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, destacou a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança e o uso de ferramentas de inteligência. “A Operação Freedom demonstra a eficiência da investigação integrada, com base em inteligência policial e planejamento estratégico. A precisão das ações resultou na prisão de criminosos ligados a uma organização que tentava expandir sua atuação na Bahia. As forças de segurança baianas e o Governo do Estado estão empenhados em enfrentar o crime organizado e não iremos descansar, garantindo a paz para a população”, afirmou.

A operação contou com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O objetivo é enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o tráfico e os homicídios.
Mais de 400 policiais civis e militares participaram da ação, que reuniu equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin) e de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), além da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
A Freedom também contou com o apoio do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA). A Polícia Militar da Bahia atuou com efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão Gêmeos, Apolo, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Esquadrão Águia, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Polo) e das Rondesp Central, Atlântico e BTS.
Na operação foram presos;
Luís Lázaro Santana Alves, conhecido pela alcunha de "LL" - apontado como o chefe da facção no bairro da Liberdade, em Salvador;
Marielle Silva Santos - companheira de Luís Lázaro, apontada como a responsável financeira da organização criminosa.
O casal estava escondido na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
