Segundo Dr. Leonardo Felipe (Pós Graduação em Trauma-Ortopedia e Fisiologia do Exercício), dentre as mais comumente encontradas pode-se citar: tendinopatia patelar, síndrome patelofemoral, síndrome do trato iliotibial, tendinopatia da pata de ganso, tendinopatia do tendão calcâneo, metatarsalgia, lombalgias/cervicalgias, neuropatias de punho e períneo e lesões de pele perineais. Segundo Dr. Leonardo Felipe Fisiologista, alguns dos problemas de saúde, os quais são associados ao ciclismo, podem ser atribuídos a ajuste inadequado da bicicleta, postura errada do ciclista e intensidade de treino, sendo este, dependente da frequência e duração com que são realizados, gerando uma preocupação constante com a saúde dos atletas, já que em competições, os atletas são exigidos ao extremo físico e emocional, vivenciando diversas situações de estresse e podendo levar a lesões e alterações na postura.
Para que os sistemas estejam em equilíbrio, sem que haja o desenvolvimento de uma possível lesão no atleta, o mesmo deve ter consciência de como o seu corpo reage ao período de exercícios e as adaptações que ocorrem na musculatura durante períodos repetitivos de exercícios. No ciclismo, a somatória de alta intensidade e alto volume, associada a terrenos irregulares, por serem de longa duração e demandarem grande resistência por parte dos atletas, o surgimento de lesões é inevitável, devido as compensações que os membros inferiores realizam para tentar igualar o trabalho na pedalada gerando estresse muscular e articular.
Afirma Dr. Leonardo Felipe, que equilíbrio muscular refere-se à uma harmonia das forças de grupos musculares agonistas e antagonistas que atuam em uma articulação, quando há diferença entre essas forças temos um desequilíbrio muscular. O equilíbrio entre as musculaturas reflete um importante parâmetro na realização adequada da prática esportiva, pois quanto maior o nível de insuficiência de força das musculaturas maior é a chance de lesões em partes moles.
Nesse âmbito a avaliação do atleta é de extrema importância para que se possa prevenir e tratar tais lesões, permitindo que o mesmo permaneça por mais tempo no esporte. Após o encaminhamento da avaliação e do diagnóstico do atleta, é necessário que o fisioterapeuta desenvolva uma série de exercícios focados para os desequilíbrios encontrados.
Dr. Leonardo Felipe - Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor/ Fisiologista/ Cadeias Musculares