Publicidade Davaca novo

Novo terremoto de magnitude 5,1 é registrado 5 dias após primeiro tremor na Venezuela

Tremores da semana passada já deixaram cerca de 1.500 mortos e mais de 50 mil desaparecidos.

Por Neuza em 29/06/2026 às 10:44

Novo terremoto de magnitude 5,1 é registrado 5 dias após primeiro tremor na Venezuela

Foto: Javier Campos/NurPhoto via Getty Images

Um novo tremor de magnitude 5,1 foi registrado na Venezuela, na manhã desta segunda-feira, 29, cinco dias após o terremoto duplo atingir a região. O novo fenômeno ocorre em meio às buscas de socorristas por sobreviventes nos escombros da última semana. A informação é da agência de notícias Ansa. 

O serviço geológico da Colômbia apontou que o epicentro ocorreu perto de La Guaira, o estado venezuelano mais atingido pelos sismos da semana passada, que tiveram magnitudes 7,2 e 7,5, o maior no país desde 1900.

Um terceiro tremor foi sentido na noite da última sexta-feira, 26, este com 4,7 pontos de magnitude. O número de vítimas se aproxima de 1.500 pessoas , e há 3.288 feridos. Ao menos 12.721 foram deslocadas e 774 edifícios haviam desabado, segundo a Reuters.

"Os esforços de resgate e ⁠recuperação continuam. Hoje (domingo) resgatamos pessoas com vida e, portanto, as operações não serão suspensas. Sempre mantemos a esperança", declarou a presidente interina Delcy Rodríguez à agência, após anunciar uma comissão presidencial que determinará a habitabilidade dos edifícios. 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o número de vítimas pode ser bem maior, considerando a força do terremoto, a falta de estrutura e as áreas densamente populosas que foram atingidas.

O número de desaparecidos na tragédia é de mais de 50 mil, segundo uma estimativa do Escritório de Ajuda Humanitária da ONU. O Ministério das Relações ‌Exteriores informou na quinta-feira, 25, que dois brasileiros — uma mulher e um homem — morreram na Venezuela. O governo brasileiro resgatou 13 pessoas do País que estavam na Venezuela.

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/terremoto-de-magnitude-51-e-registrado-5-dias-apos-primeiro-tremor-na-venezuela,abc5ba49d77ccef274e204df6a8f26cbncr4a5q9.html?utm_source=clipboard

Fonte: Portal Terra

Tags:   tremor de magnitude 5 1
publicidade