Faleceu um dos nomes mais importantes da política regional e que deixa um grande legado de decência, amizade, gestão e sabedoria. Firmino Griffo Ribeiro, o “Seu Tixa”, ex-prefeito do município de Mucuri. Um dos homens mais importantes da região, pai de uma família tradicional, que grande influência exercia nesta região de tríplice fronteira, um ser-humano de grande coração, homem do povo, uma grande memória e um eterno apaixonado pela política.
Seu Tixa foi fumante por quase uma vida e o vício lhe causou na melhor idade um Enfisema Pulmonar. Nos últimos quatro anos, o político vinha se cuidando e passou a frequentar com maior assiduidade os seus especialistas, se agravando para uma complicação cardíaca. Nesta sua última internação no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, por volta das 03h00, da madrugada de hoje (09/03), ele não resistiu e faleceu aos 81 anos de idade.
Luto Oficial
Na manhã desta quarta-feira (09), o atual prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), lamentou a morte do político Firmino Griffo Ribeiro, o “Seu Tixa”, dizendo que Mucuri perdeu um grande desbravador, brigador inteligente, pensador singular, um grande estadista e ressalta o respeito pela trajetória do Seu Tixa, decretando luto oficial por três dias no município.
“Tixa que no passado foi meu opositor político, nos últimos tempos, nos reaproximamos e chegamos a aliados nas eleições de 2016, soube muito bem conciliar a vida de homem público, dedicado à causa da democracia e da melhora da qualidade de vida dos cidadãos de Mucuri. Mesmo com a saúde fragilizada nos últimos tempos, nos demonstrava sempre ter planos. Minha gratidão por tudo que ele representou para Mucuri, meu respeito por sua trajetória de luta pela democracia e pela justiça social. Seu legado permanece na memória e em cada canto do nosso município. Meu abraço de conforto, a nossa amiga Rosilma e a todos os seus familiares. O que Deus recolhe, não se perde”, lamentou o prefeito Robertinho.
Trajetória
O ex-prefeito de Mucuri, “Seu Tixa”, nasceu em 28 de janeiro de 1941, na cidade de Brejetuba, no extremo oeste da região serrana do Espírito Santo, se tornou arrimo de família ainda na adolescência e foi ele que assumiu a chefia da casa e criou todos os seus outros três irmãos e duas irmãs. Ainda jovem, chega ao município de Mucuri, quando se tornou um dos principais precursores da fundação do distrito de Itabatã, atualmente o 3º maior do Brasil. Se tornou vice-prefeito de Mucuri no governo Gustavinho na gestão 1973/1976 e em 1992 foi eleito prefeito para um mandato que seria compartilhado por decisão do Superior Tribunal de Justiça, se tornando prefeito de Mucuri (1993/1996), tendo exercido o cargo pelos primeiros dois anos, até 18 de outubro de 1994.
Seu Tixa deixou viúva a dona Rosilma Matos Griffo, a “Dona Ziminha”, uma feliz união que durou 53 anos. O casal Tixa e Ziminha constituiu uma belíssima família e teve três filhos: Marcelo (in memória), Alba e Paulinho. Este último é Paulo Alexandre Mattos Griffo, o “Paulinho de Tixa”, que seguiu a carreira política do pai e também foi prefeito do município de Mucuri nas gestões 2009/2012 e 2013/2016. O universo da família cresceu com a chegada de cinco netos: Larissa, Layla, Firmino, Marcela e Valentina, além de duas bisnetas.