X
Publicidade Davaca novo

Irley de Jesus, artista teixeirense expõe suas obras em Nova York

Por Neuza em 07/07/2015 às 06:46

 

 

No período de 16/04 à 04/05 de 2015, o Artista Plástico Teixeirense Irley Leal e a Coordenadora Pedagógica Cristina Barbosa participaram a convite da Universidade Aberta (UX), através do All Stars Project, e do Instituto Transformance: Cultura & Educação cujos artistas e artes educadores juvenis e gestores do Projeto Rios de Encontro ofereceram um programa artístico-pedagógico, levado pela organização cultural parceira Creative Connections às escolas públicas e as universidades em Connecticut, New Jersey e New York.

 

Esta dupla programação integrou alunos e alunas da Universidade Aberta (UX) e do Rios de Encontro de origem africana e latina. Discutiram as histórias de vida dos sujeitos da exposição 'Através de Outros', as técnicas de camadas, luz e composição do gênero de hiper-realismo, e os temas tratados nas apresentações dois espetáculos 'Deixa o Nosso Rio Passar!' e 'Lágrimas Secas'. Nas rodas de conversa inseridas nas atividades, aconteceram uma apresentação da Entidade ALVA-Projeto CESOL que pautou os temas políticas públicas de inclusão social de fomento à Economia Solidária e o papel da mulher, seus direitos e cidadania. A programação integrada foi acompanhado e traduzido por Dan Baron (Presidente do Instituto Transforme), e por Luiz Senna (ator e voluntário do Projeto All Stars), que traduziu uma apresentação especial para os gestores sociais do All Stars Project sobre a questão de empreendimentos vinculados ao protagonismo das mulheres na sociedade. A programação integrada incluiu visitas a museus, galerias, escolas e espaços sociais, organizadas pelas entidades parceiras.

 


Em retorno ao Brasil, os representantes de Teixeira de Freitas pretendem fomentar a disseminação desse trabalho, junto às Universidades Estadual e Federal e às Secretarias de Educação em Teixeira de Freitas-Bahia e em Marabá-Pará.

 

Para isso contam com a divulgação do trabalho realizado através dos meios de comunicação.

INFORMAÇÕES SOBRE OS PARTICIPANTES:

Ana Cristina Barbosa Silva, Psicopedagoga Institucional, Arte-terapeuta, docente do ensino superior. Integra a rede Pública Municipal em Educação há 15 anos, na área de educação Básica e Educação Especial. O que lhe deu a missão de fazer parte da equipe gestora da Associação Pestalozzi de Teixeira de Freitas desde 2005, desenvolvendo Projetos Sociais para inclusão e profissionalização da pessoa com deficiência. Atua também como professora de ensino superior na área de sociologia e teoria do currículo. Voluntária em diversas entidades sociais locais desenvolvendo um trabalho de apoio administrativo e pedagógico. Sua ação recente foi integrar equipe de voluntários do Clube Rotary Bela Vista, como coordenadora de Projetos Sociais e Humanitários.

 


Esta ativamente trabalhando como coordenadora geral na implantação do CESOL – Centro de Economia Solidária juntamente com a equipe da ALVA – Associação Luta Pela Vida em abundância, como Irley de Jesus Leal

 

 

PARA SABER MAIS:

A Associação Lutar Pela Vida em Abundância – ALVA com sede em Teixeira de Freitas, é uma rede de 28 Empreendimentos de Economia Solidaria e entidade gestora de um Fundo Rotativo Solidário que atua em sete municípios – Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Itamarajú, Jucuruçu, Alcobaça, Prado e Mucurí. A ALVA foi fundada em 2008, fruto do Projeto Vencer Juntos de geração de renda que iniciou em 2003 com apoio da Pastoral da Criança e da Fundação Grupo Esquel Brasil. O trabalho da ALVA se destaca pelo forte protagonismo das mulheres. Os empreendimentos associados à ALVA atuam no artesanato, confecções, agricultura familiar, produção de alimentos e comércio.

A implantação do CESOL – Centro de Economia Solidária através da ALVA, propõe atividades de assessoramento, instrução e acompanhamento técnico voltados aos empreendimentos de Economia Solidária com a articulação com outros programas e atores no Território para melhorar as oportunidades e o contexto no qual os EES estão inseridos. A oferta de microcrédito e a comercialização, por exemplo, são duas áreas que requerem um trabalho de articulação com o poder público local, o CESOL irá contribuir para que haja, oferta de crédito nas condições adequadas para os EES e suas entidades associativas e para negociar condições de acesso privilegiado dos EES ao mercado de compras institucionais, cursos profissionalizantes, inclusão de atividades socioeducativas entre outras atividades necessárias ao desenvolvimento da proposta. O CESOL estenderá seu atendimento a outros municípios do Território. A meta é atender 130 EES num período de 24 meses.

O trabalho da ALVA Foi divulgado internacionalmente pela Coordenadora Pedagógica Ana Cristina Barbosa Silva quando da sua participação no All Stars Project em Nova York – EUA com apresentação do Folder: políticas públicas de inclusão social de fomento à Economia Solidária e o papel da mulher, seus direitos e cidadania. Em parceria com a exposição 'Através de Outros' do Artista Plástico Irley de Jesus Leal.

Esses dois cidadãos Teixeirenses contribuíram de forma significativa para a educação, projeção e boas práticas sociais, evidenciando o bom desempenho de nossa cidade na Arte, na Educação e no Fazer Social. Em um momento de reorganização social, nada melhor que divulgar o trabalho de atores sociais que fazem a diferença em nossa cidade.

Contamos com a colaboração e sensibilidade dos meios de comunicação, que trabalham com responsabilidade social e comungam de propósitos altruístas para a melhoria da sociedade teixeirense.

Fonte: Neuza Brizola/ Ascom

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade