A população de Caravelas, no extremo sul da Bahia, voltou a demonstrar perplexidade diante de mais uma licitação milionária firmada pela atual gestão municipal. Depois de um contrato de quase R$ 3 milhões destinado à revitalização do monumento na entrada da cidade, agora a Prefeitura assinou um novo contrato no valor de R$ 5.073.456,59 (cinco milhões, setenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e cinquenta e nove centavos) para manutenção e ampliação de píer e pontes do município.
O Extrato do Contrato CE nº 010-25, publicado recentemente, informa que a empresa 2J Serviços LTDA foi a vencedora da licitação na modalidade Concorrência Eletrônica nº 010-2025, com vigência de 12 meses. O documento é assinado pelo prefeito Adauto Ronaldo Azevedo da Costa.
O que mais chama atenção, segundo moradores, é a falta de clareza sobre quais pontes e píeres serão beneficiados. “A manutenção de um píer é compreensível, já que o local apresenta sinais de desgaste. Mas a inclusão de pontes, especialmente na zona rural, causa estranheza — não tem chovido tanto nos últimos dois anos para justificar grandes danos”, questiona um morador que preferiu não se identificar.
Além disso, o extrato não especifica a localização das obras nem o detalhamento dos serviços que serão executados, o que levanta dúvidas sobre a transparência da aplicação dos recursos públicos.
Com a sucessão de licitações de valores milionários em tão pouco tempo, cresce a cobrança para que a gestão do Dr. Adauto esclareça à população onde exatamente essas obras serão realizadas e qual a real necessidade de cada uma.
A comunidade segue atenta, aguardando os próximos capítulos — e as próximas licitações — dessa sequência de contratos que movimentam cifras impressionantes em um município de pequeno porte como Caravelas.