Os novos presidentes, secretários e os 44 conselheiros que atuarão na gestão 2025/2029 do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração da Bahia (CONFOCO-BA), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), tomaram posse na manhã desta terça-feira (23). A cerimônia foi realizada no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, no CAB, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“A Bahia é pioneira no CONFOCO. Somos o primeiro estado a montar este conselho para melhorar a participação social junto ao MROSC. Este é um compromisso deste projeto político, deste projeto que muda a Bahia nos últimos anos. Esta posse reforça o compromisso do Governo do Estado que trabalha pra gente com diálogo com todos os movimentos, independente de coloração partidária, para que possamos fazer com que a política pública consiga chegar na ponta, ouvindo a sociedade civil, não só políticos”, disse Adolpho Loyola, secretário da Serin.
“Fomentar não é fácil. O fomento do CONFOCO não é apenas financeiro. O fomento é promover o olhar, o cuidado de quem está sentado na cadeira do executivo. O foco é este. O movimento da sociedade civil não busca dinheiro para si, e sim media recursos para fazer chegar em quem precisa, para levar uma formação de qualidade para que as pessoas compreendam seu mundo, mas com recursos que cheguem para poder resolver o problema da sede, das escolas, da saúde", ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.
Também estiveram presentes os deputados Fátima Nunes, Vitor Bonfim, Maria Del Carmen, Marcelino Galo e Antônio Henrique Jr; a titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis; a Defensora Pública Geral do Estado, Camila Canário; a secretária Executiva Nacional em exercício do Confoco, Nathália Galli; a secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha; o prefeito de Ubatã, Tinho, e representantes de secretarias do Governo do Estado.
O CONFOCO
O Conselho Estadual de Fomento e Colaboração da Bahia tem como objetivo contribuir na criação, execução e avaliação de políticas públicas voltadas para as parcerias entre o Governo e as Organizações da Sociedade Civil. Nesse papel, o Conselho ajuda a analisar e propor melhorias em normas e orientações, além de divulgar informações e elaborar recomendações que fortalecem a relação entre a administração pública e a sociedade civil.
Na ocasião, foram homenageados representantes da administração pública e representantes da Organizações da Sociedade Civil, em especial Eliana Rollemberg, e entregues certificados de Boas Práticas do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).