Alunos da rede municipal de ensino de Itamaraju participaram, nesta sexta-feira (20), de um projeto de educação ambiental na Lagoa do Jacaré, promovido pela Secretaria de Educação local com a participação do Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social).
Muitos estudantes tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, conhecer a Área de Proteção Permanente (APA) e o seu ilustre habitante, o “Jakinho”, nome dado por uma militante do Gads ao jacaré da lagoa.
É o caso da adolescente Lara, que frequenta aulas no colégio Luiz Eduardo Magalhães, no bairro Cristo Redentor. “Foi muito bom, porque nos divertimos muito e aprendemos coisas importantes sobre a lagoa e o meio ambiente”, contou Lara.
Após palestras por educadores da rede pública, os estudantes participaram da caminhada ao redor da lagoa e do abraço simbólico ao manancial, repetindo o ato realizado em março, em comemoração ao Dia mundial da água.
“Esse abraço simboliza o carinho e o desejo que temos de ver a lagoa preservada e usada de forma sustentável”, argumentou Vinícius Almeida, presidente da ONG que atua em prol da revitalização e conservação da Lagoa do Jacaré.
Durante o evento, o prefeito Marcelo Angênica informou a existência de uma indicação parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia propondo a urbanização da lagoa. O anúncio foi comemorado pelos ativistas do Gads, que vêm desenvolvendo atividades em parceria com o poder público e segmentos da sociedade visando a recuperação da área.
“Esperamos que essa emenda venha contemplar o desejo da comunidade de ver uma lagoa bonita, cheia de vida e preservada”, salientou Ninha Garcia, dirigente do grupo ambientalista.
Fotos: Gads