Publicidade Davaca novo

Decreto regulariza eleições diretas para diretores de escolas municipais em Teixeira de Freitas

Por Neuza em 28/07/2016 às 11:44

 

 

 

Atendendo a uma demanda de reivindicação da greve dos professores municipais deste ano, o prefeito doutor João Bosco assinou na tarde desta quarta-feira (27), junto com o secretário de educação Ariosvaldo Alves Gomes, um decreto que regulariza as eleições diretas nas escolhas dos diretores das escolas municipais.

 

 

Atualmente, o município conta com 78 escolas públicas e cerca de 40 delas passarão pelo processo eleitoral, que ocorrerá na primeira quinzena de novembro, e contará com votos dos professores e servidores, alunos e pais.

 

 

As eleições tinham sido suspensas pelo Ministério Público (MP), que as considerou inconstitucional. Mas, devido ao pedido da comunidade, o doutor João resolver rever o ato, atualizando e voltando a democratizar as escolhas dos coordenadores das escolas municipais.

 

 

Para o prefeito Joao Bosco, "fazer uma eleição direta e garantir a democratização do ensino é fundamental para uma instituição com qualidade. E toda a comunidade vai fazer parte desta construção."

 

 

Até o fim de agosto, o edital de convocação será publicado. No decreto há os critérios que viabilizam a candidatura dos interessados e cada gestão terá o tempo de 3 anos.

 

 

O secretário de educação Ariosvaldo lembrou que os critérios estabelecidos de candidatura são fundamentais para "que se tenham à frente das escolas pessoas capacitadas para gerir e saber lidar com a coordenação de uma escola. E, com a participação de toda a comunidade, no fim, quem mais sai ganhando são os alunos, pois terão qualidade na instituição.”

 

 

O processo eleitoral é previsto tanto no Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional, quanto no Plano Municipal de Educação (PME).

Fonte: Thiago Anselmo

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade