Ao contrário do que foi noticiado a princípio, o jovem Yuri Santana Neto de 23 anos, que sofreu um acidente na madrugada de domingo, 23 de abril, na BA 698 em Mucuri, ainda está vivo, mas foi constatada morte cerebral.
Yuri voltava de uma festa com mais dois amigos quando o motorista do veículo perdeu a direção e capotou. Sem cinto de segurança, Yuri foi arremessado do carro.
Por falta de vaga na UTI do hospital de Teixeira de Freitas, o jovem foi socorrido para o hospital Meridional em São Mateus. Assim que soubemos da noticia do acidente, buscamos informações, e segundo o advogado e amigo da família, Dr. Alexandro Gonçalves de Jesus Santiago, Yuri havia passado por cirurgia e não havia resistido.
Várias mensagens nas redes sociais também davam conta da morte do jovem. Ainda no domingo á tarde, começamos a receber várias mensagens de que o jovem estava vivo, mas com morte cerebral.
Designa-se por Morte Cerebral ou Morte Encefálica a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. O termo Morte Encefálica aplica-se a condição final, irreversível, definitiva de cessação das atividades do tronco cerebral.
O caso mais recente de morte cerebral que foi muito divulgado na imprensa, foi o da ex 1ª dama Mariza Letícia, esposa de Lula que teve morte cerebral e os médicos ainda aguardaram mais 48 horas antes de tirar os órgãos para transplante.
Mesmo com morte cerebral confirmada, a família e os amigos não perderam a esperança da recuperação do jovem Yuri, e nesta segunda feira (24), iniciaram uma corrente de oração em várias igrejas de Posto da Mata e Teixeira de Freitas na esperança de que um milagre aconteça. Nós estamos pedindo a Deus que o milagre se faça e que o jovem volte para o convívio de sua família e amigos, pois para Deus nada é impossível.