Um homem de 25 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (10), após invadir a sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Itanhém/BA e subtrair, mediante ameaça, todas as chaves dos veículos e máquinas pertencentes à Prefeitura Municipal. A ação criminosa causou a interrupção imediata dos serviços públicos prestados pela pasta.
O autor, identificado como Pedro Henrique Pereira da Costa, foi capturado por uma guarnição da Polícia Militar ainda nas proximidades do local do fato. No momento da abordagem inicial, ele negou envolvimento e alegou desconhecer o paradeiro dos itens furtados. Contudo, durante o interrogatório formal na Delegacia Territorial de Itanhém ao Delegado Bruno Ferrari, acabou confessando a prática do crime, indicando o local exato onde havia escondido os objetos: um lote contíguo à sua residência.
O delegado, com apoio de policiais militares, realizou diligência no endereço informado, onde foram encontradas todas as chaves subtraídas, acondicionadas em uma sacola plástica. Na mesma sacola, foram localizados também um simulacro de arma de fogo e uma faca, utilizados na execução do crime. Todos os objetos foram devidamente apreendidos e juntados aos autos e autor preso em flagrante delito por crime de roubo .
Os bens públicos foram restituídos à Prefeitura Municipal de Itanhém, representada pelo Secretário de Infraestrutura, Manoel Andrade Nascimento, conhecido como "Netinho", e as atividades da secretaria foram prontamente restabelecidas.
Em seu depoimento, Pedro Henrique afirmou que o crime foi motivado por vingança, por não aceitar o desligamento do seu cargo na Secretaria de Infraestrutura, o qual considerou injusto.
O conduzido possui antecedentes criminais, incluindo indiciamentos por violência doméstica e familiar contra a mulher, além de já ter sido preso pela Polícia Civil, em 27 de outubro de 2023, por descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. À época, foi localizado em um transporte coletivo intermunicipal, em Teixeira de Freitas/BA, enquanto tentava fugir para o Estado de São Paulo.
Pedro Henrique permanece custodiado, à disposição da Justiça.