Publicidade Davaca novo

Vídeo - Colégio Cemas celebra o Dia da Consciência Negra com exaltação ao candomblé e revolta aluna

Por Neuza em 22/11/2019 às 12:59


A mãe de aluna do Centro Educacional Machado de Assis (Cemas), antigo Cetab, localizado na Rua Jesuíta, no bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas, ficou revoltada ao ver professores e alunos exaltando a Umbanda dentro da escola de sua filha em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

A denunciante pediu que não revelássemos o nome dela e da filha com medo de que a aluna sofresse repressão. A estudante é evangélica e não se sentiu bem em ver, segundo ela, um ritual de exaltação ao candomblé e a macumba dentro da escola.

Ainda segundo a denunciante, os alunos, evangélicos ou não, foram obrigados a participar das comemorações para ganharem 3,0 pontos na avaliação final. 

Temos que ter consciência e respeitar a desigualdade social sim, obrigar um aluno evangélico a participar de rituais que não fazem parte de sua educação religiosa, a meu ver, também está desrespeitando o direito do outro. Não podemos cobrar consciência se não respeitamos as divergências religiosas e culturais do outro.

Comemorado no dia 20 de novembro em todo país, o Dia da Consciência Negra faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Os principais temas abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileira, dentre outros.

Veja o que nos escreveu a mãe da aluna;

Fico horrorizada com isso. Orem pelo nosso presidente, orem pela sabedoria dos nossos professores, estão precisando muito. E principalmente: Orem por nós alunos, pra que aqueles que não tenham entendimento, não venham achar normal. Orem por nosso Brasil que a cada dia, está sendo consagrado aos demônios. ?

Esse foi o texto que a aluna escreveu;

Estou triste demais ao vê que essa é a sala do Zé Pilintra ?? eles estão cultuando, ao demônio, os professores estão incentivando os alunos à cultuar demônios. É isso que o Brasil nos oferece. Ser obrigados a participar disso, por 3,0 pontos. Temos à média de 5,0 pontos, não podemos perder esses 3,0 porque nas provas a gente não consegue fechar tudo. Então somos obrigados a fazer isso por 3,0.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Dia da Consciência negra CEMAS aluna
publicidade