Na manhã desta sexta-feira (8), um trágico acidente na BR-415, entre as cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia, resultou na morte do professor João Vargas Leal Junior, de 53 anos, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O docente, que lecionava no Departamento de Ciências Jurídicas desde 2010, colidiu frontalmente sua moto com um caminhão, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O acidente ocorreu em circunstâncias ainda desconhecidas, e não há informações sobre outros eventuais feridos. A batida provocou o bloqueio dos dois sentidos da rodovia por quase quatro horas, causando transtornos no tráfego local.
A Uesc divulgou uma nota oficial expressando profundo pesar pela perda de João Vargas Leal Junior. "Neste momento, a comunidade acadêmica da Uesc, através do reitor Alessandro Fernandes e vice-reitor Mauricio Moreau solidarizam-se com os familiares, colegas e amigos que lamentam por sua partida", declarou parte do comunicado publicado no site da instituição.
O professor João Vargas ingressou inicialmente na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em julho de 2002 e, quase oito anos depois, em junho de 2010, transferiu-se para a Uesc. Ao longo de sua trajetória acadêmica, desempenhou o papel de professor assistente, contribuindo para o desenvolvimento do Departamento de Ciências Jurídicas.
A morte do docente representa uma perda irreparável para a comunidade acadêmica e deixa um vazio nos corações de todos que compartilharam sua jornada educacional. A instituição e seus membros expressam solidariedade aos familiares, amigos e colegas do professor João Vargas Leal Junior, lembrando com carinho e respeito sua dedicação ao ensino e à construção do conhecimento.
A UESC emitiu nota de pesar pela morte do professor;
Nota de Pesar – Doutorando João Vargas Leal Júnior
O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC lamenta profundamente o falecimento do Prof. Me. João Vargas Leal Júnior, vitimado por trágico acidente motociclístico ocorrido na tarde de hoje, 8/12/2023, na BR 415 que liga Ilhéus e Itabuna, na região sul da Bahia.
Advogado da União e Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), dono de uma cultura invejável e um aguçado e inteligente senso de humor, João Vargas era aluno do curso de Doutorado em Direito do PPGD/UFSC, por meio do PCI DINTER UESC-PPGD/UFSC, sendo que deixará profunda saudade.
Aos familiares, amigos, colegas e alunos, registramos os nossos sinceros sentimentos e deixamos a nossa solidariedade.
Siga em.paz para uma das moradas do Pai Celestial, colega João Vargas