Publicidade Davaca novo

Tragédia: adolescente que faltou aula para nadar se afoga e bombeiros fazem buscas, em Teixeira de Freitas

Por Neuza em 11/03/2025 às 14:02

Tragédia: adolescente que faltou aula para nadar se afoga e bombeiros fazem buscas, em Teixeira de Freitas

O corpo do jovem ainda não foi encontrado - Foto: Redes sociais

O adolescente Ruan Santos Carvalho de 16 anos, desapareceu nas águas do Rio Alcobaça, em Teixeira de Freitas, na tarde desta segunda-feira (10). O incidente ocorreu por volta das 15h20, na Fazenda Canadá, em um trecho do rio conhecido por suas fortes correntezas e grande quantidade de pedras.

De acordo com informações, o jovem estava acompanhado de amigos quando decidiu entrar no rio. O Núcleo de Operações Aquáticas (NUOPAQ) do 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foi acionado para atender à ocorrência.

Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram dois menores que testemunharam o momento do afogamento. Após coletar informações e identificar o último ponto em que o adolescente foi visto, a equipe avaliou a área e constatou a impossibilidade de realizar mergulhos imediatos devido à alta correnteza e à presença de pedras no local.

Ruan era aluno da Escola João Mendonça. Segundo a diretoria da escola, o afogamento ocorreu durante o horário de aula,, quando os estudantes deveriam estar em sala. Apesar de terem saído de casa fardados, eles optaram por ir ao rio tomar banho.

Tragédia: adolescente que faltou aula para nadar se afoga e bombeiros fazem buscas, em Teixeira de Freitas

Bombeiros fazem buscas por estudante que se afogou em rio no extremo sul da Bahia — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Os bombeiros iniciaram as buscas em um remanso situado um pouco abaixo do ponto do desaparecimento, onde a correnteza era mais fraca e poderia ter levado o corpo. As técnicas utilizadas incluíram mergulho semicircular e arrasto, mas as buscas iniciais não obtiveram sucesso. Os bombeiros SD BM Matos (mergulhador de fundo) e SD BM Almeida (tender) lideraram a operação.

Devido ao avançado da hora e à falta de visibilidade, as buscas foram suspensas no final da tarde. A equipe do 18º BBM prestou apoio aos familiares do adolescente e informou que retomaria as buscas na manhã desta terça-feira (11).

O caso gerou comoção entre familiares, amigos e a comunidade local, reacendendo o alerta sobre os perigos das águas agitadas do Rio Alcobaça. As autoridades reforçam a importância de evitar banhos em áreas de risco e sempre buscar locais supervisionados para atividades aquáticas.

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Afogamento estudante Rio Alcobaça Teixeira de Freitas
publicidade