Neste sábado, 24 de maio, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o Dia D de vacinação contra a Influenza. A mobilização acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 7h30 às 17h.
A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra a gripe, uma doença viral altamente contagiosa, que pode provocar complicações graves, especialmente em grupos mais vulneráveis. A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção, contribuindo também para reduzir a circulação do vírus e a sobrecarga do sistema de saúde.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. A imunização é destinada aos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. São eles:
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a disponibilização da vacina Influenza será para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Para acessar os imunizantes, é necessário comparecer com documento de identificação e cartão de vacina.
A ação contará com a participação de dezenas de unidades de saúde espalhadas por diversos bairros, garantindo acesso amplo e descentralizado à população. Confira abaixo as UBS que funcionarão durante o Dia D:
Castelinho
Nova Jerusalém
Caminho do Mar
Nova América
Monte Castelo
Jerusalém
Bela Vista III
Urbis
Vila Caraípe
Kaikan
Vila Verde
Teixeirinha
Centro
Santa Rita
Colina Verde
Santos Guimarães
Estância Biquíni
Liberdade I
Liberdade II
Centro de Diagnose
Vila Vargas
Redenção
Tancredo Neves I
Ulisses Guimarães
Complexo Ubirajara
São Lourenço I
Santo Antônio
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como medida de proteção coletiva e convoca todos os integrantes dos grupos prioritários a comparecerem às unidades para garantir sua dose.