A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, lança nesta quinta-feira (18) um edital emergencial de apoio ao enfrentamento dos efeitos da Covid-19. Será destinado um aporte de R$ 500 mil via projetos de resposta rápida, visando buscar soluções que minimizem as dificuldades decorrentes do isolamento social, que tem afetado as atividades desenvolvidas pelas comunidades.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), organização da sociedade civil com experiência de mais de 20 anos na conservação ambiental e operação de mecanismos financeiros. O edital beneficiará as ações de prevenção à Covid-19 e de geração de renda, com o objetivo de atender as necessidades da população.
Serão contempladas 25 regiões, entre sedes municipais, distritos e comunidades de Caravelas, Alcobaça, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Nanuque. Além da Bahia e Minas Gerais, a iniciativa também abrange municípios nos estados do Espírito Santo, Maranhão e Pará. Ao todo, a previsão é apoiar 100 projetos e iniciativas locais.
"Desenvolvemos o edital com a proposta de amenizar os impactos gerados pela pandemia na sociedade, fortalecendo as ações de prevenção e potencializando a geração de renda. Estamos mais unidos neste momento delicado, renovando diariamente nosso compromisso com a sociedade", enfatiza Douglas Peixoto, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.
O edital é mais uma ação da companhia alinhada com os Direcionadores de Cultura, dentre eles o de que "só é bom para nós se for bom para o mundo". A estratégia reforça o comprometimento da companhia em construir um lugar melhor para todos, sendo protagonistas na evolução da sociedade.
Duas linhas de apoio vão nortear o edital. A primeira delas é destinada às ações de prevenção e combate à Covid-19 que priorizam a redução de contaminação, além de minimizar os problemas sociais e de saúde. Na segunda linha de apoio são consideradas primordiais as iniciativas de geração de trabalho e renda no meio urbano e rural.
Podem participar as organizações da sociedade civil com atuação local (associações de produtores rurais, de moradores, dentre outros) cooperativas, microempreendedor individual e pequenas empresas cadastradas no Simples Nacional com faturamento anual de até R$ 100 mil.
O processo seletivo é composto por cinco etapas, sendo avaliados critérios como viabilidade, relevância e impacto da iniciativa. As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico, disponível no link: https://forms.gle/jy62ytXv8P1ecpya8. A divulgação do resultado está prevista para o dia 13 de julho. Confira o edital completo em: https://bit.ly/3fwdWgr ou pelo site https://www.suzanocontraocoronavirus.com.br.
As dúvidas devem ser enviadas no e-mail: [email protected].
Regiões contempladas na Bahia e Minas Gerais
- Caravelas: sede municipal, Juerana e Rancho Alegre.
- Alcobaça: sede municipal, São José, Sossego, Portela e Pedra D’Água II.
- Mucuri: sede municipal, Itabatã, Cruzelândia, Nova Brasília, 31 de Março, Belo Cruzeiro e Taquarinha.
- Nova Viçosa: sede municipal, Argolo, Colônia Nova, Posto da Mata e Helvécia.
- Prado: sede municipal, Oiteiro e Inguaí
- Nanuque: sede municipal, Vila Gabriel Passos
Live para esclarecer dúvidas
A equipe de Desenvolvimento Social da Suzano e o Funbio estarão reunidos em um encontro virtual para falar sobre o Edital Emergencial. Com transmissão via plataforma Microsoft Teams, as lives estão programadas para os dias 22 e 29 de junho, às 18 horas, conforme link abaixo.
- Live dia 22/06
- Live dia 29/06