O alto índice de suicídios envolvendo jovens nos últimos tempos vem chamando a atenção da sociedade e principalmente de professores que tem levado o tema a ser debatido em sala de aula.
Foi o que aconteceu na tarde desta terça-feira (28), na Escola São João Da Boa Nova, interior de Jucuruçu, quando profissionais de várias áreas se reuniram com alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães/ Anexo: Escola Municipal São João da Boa Nova, para debater o tema que envolve família e a sociedade em geral. Fizeram parte da organização as professoras, Elisângela Pinheiro e Annilça Queiroz.
A iniciativa do seminário surgiu depois que o professor e diretor da escola, Rafael Ribeiro da Rocha, ao ministrar uma aula de redação para alunos do ensino médio um tema “palavras de incentivo de valorização a vida a um alguém desconhecido que no ápice do nervosismo, tentaria cometer suicídio”.
Segundo o professor, ao corrigir os testos escritos pelos alunos ele foi surpreendido pela riqueza de detalhes das dissertações, e isso o levou a organizar o seminário que contou com diversos profissionais de várias áreas de educação, saúde e segurança.
Estiveram presentes, secretária de educação e Coach, Maria do Carmo, a Psicóloga, Michelli Dias, as assistentes sociais, Haiane e Edileuza Rodrigues, o diretor da Escola Estadual Francisco Silva Passos, de Cruzeiro do Sul , Wesley Maykel, a professora da Escola ACM, Elisângela Costa, o Coordenador do NASF, Joabe Pires, a educadora física, Sávia Assis, a nutricionista, Bárbara Jardim, o subtenente e comandante do 4º Pelotão de Jucuruçu, da 43ª CIPMde Itamaraju, César Souza, o cabo, Edcarlos Ribas, o soldado Clóvis Lemos, professores e alunos do ensino médio, fundamental I e II, núcleo, funcionários da escola e comunidade.
O Subtenente César e o Soldado Clóvis, deixaram todos atentos ao som do saxofone e da música “ É Preciso Saber Viver “. Os depoimentos, citações, discursos e palavras de incentivo chamou a atenção para um problema que vem afetando cada dia mais nossos jovens que vem no suicídio uma forma de resolver os seus problemas.
No final do evento o diretor Rafael Rocha idealizador e um dos organizadores do evento junto com as professoras Elisângela Pinheiro e Annilça Queiroz, agradeceu a todos pela participação e disse esperar colher bons frutos do projeto.