Publicidade Davaca novo

Secretários de saúde do extremo sul se reúnem em Teixeira para discutir Programação Pactuada e Integrada (PPI) regional

Por Neuza em 19/03/2018 às 15:58

Secretários de Saúde do extremo sul estão reunidos em Teixeira de Freitas para discutir a programação Pactuada  Integrada (PPI), e traçar diretrizes para a saúde regional de média e alta complexidade.

O encontro está acontecendo no auditório do Hotel Pioneiro e conta com secretários de Porto seguro, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Caravelas, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Ibirapuã, Lajedão, Itanhém, Vereda, Mucuri e Nova Viçosa.

A Programação Pactuada e Integrada é um pro­cesso instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde onde, em conso­nância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde. Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dan­do transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Define a programação das ações de saúde em cada território e norteia a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

O anfitrião, Max Almeida, secretário de saúde de Teixeira de Freitas informou que este é um momento ímpar no planejamento da saúde do Estado da Bahia. Momento como este só aconteceu em 2008 finalizando 2006 e validando 2010, desde então é a primeira vez que tantos secretários se  reunem para discutir diretrizes para os próximos anos, informou Max.

O secretário salientou que até 2010, os serviços de média e alta complexidade sé eram oferecidos em Itabuna e Salvador, a única coisa que existia aqui na região era o início de uma UTI e Teixeira de Freitas ficou prejudicada a medida que toda referência da região do extremo sul era enviada para Salvador.

Max disse também que não pode deixar  de fazer uma análise justa de alguns municípios que já se organizaram muito em relação ao período passado entre eles, Caravelas que hoje tem um hospital muito interessante, tem também Itamaraju que está montando o serviço de ortopedia, Mucuri que tem um excelente hospital filantrópico e Eunápolis que está implantando o serviço de UTI em parceria com o Estado “ como a gente enxerga a região, enxerga como um todo, é uma das regiões mais fortes da Bahia, e, sem ter hospital do estado, nós temos cinco habilitações em alta complexidade, todas dentro da região do extremo sul, e sem nenhum vínculo com o estado” enfatizou Max.

Essa encontro de secretários também vai discutir o reorganização da saúde, o que pode ou nãos ser remanejado para os municípios  que dependem de outro em atendimento de média e alta complexidade, Max entende que mesmo Teixeira sendo a cidade polo, ela só vai evoluir na saúde  a região do extremo sul se organizar, isso significa, segundo o secretário, que os municípios precisam oferecer atendimento em  sua cidade e deixar de enviar pacientes de baixa e média complexidade para Teixeira e só usar os serviços de alta complexidade.


“Desde que assumi, o pensamento é esse, reorganização da região, essa é uma oportunidade excelente para refletirmos a nossa região, junto com  os outros municípios, eu entendo que hoje temos uma quadro de secretários muito mais capazes do que em 2010, não estou falando de que os outros eram muito velhos, mas os novos secretários estão mais conectados com as novidades e as mudanças, penso em trabalhar em conjunto com o executivo, o legislativo e o judiciário para termos uma gestão pública mais compartilhada e com mais transparência”. Conclui Max dizendo que a luta agora é colocar os dois hospitais (regional e UMMI) no Consorcio e para isso, ele e outros 10 secretários estiveram com Fábio Villas Boas, secretário estadual de saúde, onde foi discutido as possibilidades, o maior empecilho é a questão jurídica, mais isso Villas Boas já garantiu, a questão agora é política, e para isso acontecer ele disse que o prefeito Timóteo Brito já está informado, "eu irei reafirmar a ele as condições e a forma. Irei passar a ele o panorâmico da nossa reunião com ele, como pessoa de cabeça muito aberta,  rápido vai entender a melhor solução para acelerar o processo", disse o secretário.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Teixeira reunião secretários saúde
publicidade