Em alusão ao Novembro Azul, campanha voltada para a saúde do homem, com ênfase na prevenção ao câncer da próstata, a Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde, vem promovendo ações e palestras sobre a importância do exame do toque para a prevenção da doença nos postos de saúde do município.
O último evento foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Newton Farias, no bairro Uldurico, e reuniu dezenas de homens que assistiram atentos a testemunhos e palestras.
Como o público alvo são homens que, em sua maioria, têm dificuldades de participar durante o dia, por conta do trabalho, as equipes da Atenção Básica de Saúde e do PSF Newton Farias, mostrando compromisso com a saúde da população, tiveram a ideia de realizar o evento durante à noite. Antes de começar os trabalhos, um lanche foi oferecido aos participantes, proporcionando um momento de descontração.
O evento começou, oficialmente, com uma oração, solicitada pela enfermeira Maine Real, responsável pela unidade, que parabenizou a todos pela presença e, sem demora, passou a palavra para o senhor Luiz Rocha, morador da Agrovila Perobinha, que foi acometido com o tal câncer há algum tempo. O senhor Luiz, que é médico veterinário, contou seu testemunho sobre o que passou no período da doença, desde a descoberta, tratamento e como venceu o câncer.
Após do testemunho do senhor Luiz, o público assistiu a uma palestra ministrada pelo Apoiador Institucional de Saúde de Medeiros Neto, Alan Barbosa, que falou sobre prevenção do câncer de próstata, testículos e pênis.
Segundo dados trazidos por Alan Barbosa, por contado preconceito, o número de casos de câncer de próstata no país é 5 vezes maior que o câncer de mama. Ainda de acordo com o palestrante, além do novembro azul, o Governo da Bahia também está investindo no novembro roxo, que é uma campanha de conscientização sobre o câncer de testículo e câncer pênis, uma vez que 5 % da população masculina sofre desses males.
Os participantes foram chamados a serem multiplicadores dessas informações e, após a palestra, realizaram testes de pressão e glicemia, solicitação e marcação de PSA e teste rápido de HIV, hepatite e sífilis.
Para a prefeita, Dr.ª Jadina Paiva, os homens precisam se educar ao hábito de cuidar da própria saúde. “Nós temos buscado atender todas as causas em benefício da população, promovendo e apoiando eventos como esses, mas, os homens precisam se preocupar mais com a própria saúde, até mesmo pensando na família”, frisou a prefeita.
INFORMAÇÃO
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). As estimativas do INCA, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no país.
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!