
O corpo do sargento da reserva Francisco de Assis Pereira dos Reis, que estava desaparecido desde o último fim de semana, foi encontrado nesta terça-feira (29) na zona rural do município de Jaguaré, no Estado do Espírito Santo.
Segundo informações do coordenador da 8ª Coorpin, delegado Ricardo Amaral, o sargento não era visto desde a sexta-feira (24), o que despertou preocupação entre familiares e amigos. Pessoas próximas relataram que o militar havia deixado em casa itens pessoais, como o telefone celular, o que não era comum em suas saídas. Diante do desaparecimento, o caso foi registrado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, dando início a uma investigação conjunta entre as Polícias Civis da Bahia e do Espírito Santo.

A investigação que teve início com o registro do desaparecimento de Francisco de Assis Pereira dos Reis, 66 anos, Sargento da Reserva da Polícia Militar da Bahia, evoluiu rapidamente e, graças à atuação integrada das Polícias Civis e Militares da Bahia e do Espírito Santo, chegou, nesta terça-feira (28), à prisão dos autores e confissão com indicação do local em que foi ocultado o corpo da vítima, no município de Jaguaré/ES.
O desaparecimento foi registrado no dia 26 de outubro, após Francisco não ser mais visto desde a manhã da sexta-feira (24), quando teria saído de sua residência, na Rua Aurélio Viana, bairro Nova Teixeira, em Teixeira de Freitas, para encontrar-se com J. J. S, 27 anos, locatário de seu veículo Fiat Siena Essence branco, placa PKA2J63.
Desde o início, a Polícia Civil da Bahia passou a trabalhar com a possibilidade de homicídio com ocultação de cadáver, uma vez que objetos pessoais, incluindo celular, chave da casa e dinheiro, foram encontrados intactos no interior do imóvel da vítima.
As investigações apontaram que J.J.S chegou na casa da vítima acompanhado de um comparsa, T.P.B, 21 anos e surpreenderam a vítima, colocando-a dentro do veículo e tomando destino à cidade de Vitória/ES.
Diante das evidências de materialidade e autoria do crime, a Polícia Civil representou pela prisão temporária dos autores, e o cumprimento dos mandados ocorreram na tarde de ontem, 28 de outubro de 2025, com apoio operacional de equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Espírito Santo, no município de Vila Velha/ES.
Durante a ação, o veículo Fiat Siena Essence branco, placa PKA2J63, de propriedade da vítima, foi apreendido em poder dos autores.
Em interrogatório, os autores confessaram o crime e indicaram o local onde teria ocultado o corpo de Francisco, na zona rural do município de Jaguaré-ES. Na manhã de hoje, 29 de outubro de 2025, equipes da Polícia Civil da 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas, em ação conjunta com policiais militares do CPR-ES/PMBA, Polícia Militar do Espírito Santo, Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa da Polícia Civil do Espírito Santo e da Polícia Técnica do Espírito Santo, realizaram diligências na localidade em que os autores relataram ter ocultado o corpo de Francisco, e o encontrou enterrado em uma área de mata.
Nota de Pesar da APRATEF
Em nota, a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Extremo Sul da Bahia (APRATEF) manifestou profundo pesar pela morte do sargento Francisco de Assis Pereira dos Reis.
“A ocorrência contou com uma força-tarefa conjunta das forças de segurança da Bahia e do Espírito Santo, em uma atuação integrada que demonstrou comprometimento e profissionalismo. Neste momento de dor e consternação, a APRATEF manifesta suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e companheiros de farda do Sargento Francisco de Assis Pereira dos Reis. Lamentamos profundamente essa perda irreparável e nos unimos em solidariedade à família, desejando força e conforto para enfrentar este momento tão difícil”, diz o comunicado.
Integração e Cooperação Entre as Forças de Segurança
A atuação conjunta entre as polícias dos dois estados foi essencial para a elucidação do caso, reforçando o papel da cooperação interestadual no combate ao crime e na busca por justiça. O esforço conjunto demonstrou a eficiência e o comprometimento das forças de segurança da Bahia e do Espírito Santo.
