As patologias do sistema musculoesquelético, principalmente as da coluna vertebral, constituem um problema muito sério na sociedade moderna.
Por ser um sistema amplamente móvel e complexo, a coluna vertebral está sujeita a disfunções que causam dor nas costas, de variadas intensidades.
Segundo Dr Leonardo Felipe A coluna vertebral é uma série de ossos individuais, conhecidos como vértebras, que quando articulados constituem o eixo central esquelético do corpo. A coluna possui toda a sua flexibilidade porque as vértebras são móveis, mas sua estabilidade depende principalmente dos músculos e ligamentos.
Principais patologias da coluna vertebral
Hérnia de disco
Diversas modificações bioquímicas e anatômicas, precipitadas por diversos fatores, provocam a perda da capacidade do disco em distribuir cargas adequadamente. A distribuição anormal da carga em porções do ânulo fibroso pode levar à formação de fissuras por onde o material do núcleo pulposo pode progressivamente se insinuar, formando a hérnia de disco.
Hérnia de disco lombar
Na hérnia de disco lombar aguda, a dor é irradiada para o membro inferior, sendo de origem súbita e lancinante. É frequente o histórico prévio de inúmeros episódios de lombalgia aguda. Algumas vezes o quadro de lombalgia se inicia de forma aguda e após um período (que varia de horas à dias), a lombalgia melhora concomitantemente ao início da dor ciática no membro inferior.
Hérnia de disco cervical
A cervicalgia geralmente é insidiosa e sem causa aparente. Em raras situações, tem início de forma súbita, relacionada a movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em uma posição forçada, esforço ou traumatismos.
Alterações sensitivas associadas à compressão radicular são irradiação da dor para o membro superior em um dermátomo definido. É frequente que o paciente relate parestesias no mesmo local. É importante lembrar que nem toda a dor irradiada para o membro superior é causada por compressão de uma raiz na região cervical.
Osteófitos (Bico de Papagaio)
Osteófito é o crescimento excessivo do osso saudável nas vértebras, tendo um papel importante na proteção contra forças compressivas que excedem a capacidade de resistência do osso. Além de proteção, as alterações mecânicas e a degeneração são fatores comuns do processo de envelhecimento da coluna vertebral, tendo como consequência os osteófitos.
A reabilitação funcional é um conjunto de técnicas utilizadas para devolver aos nossos pacientes suas funções. Entendendo como funções as suas capacidades de andar, pular, correr, subir uma escada e se vestir, por exemplo, as atividades diárias podem ficar diminuídas por fatores como lesões na coluna ou fraqueza muscular,
Sendo assim Dr Leonardo Felipe ( Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor) Afirma que pode ser realizado um tratamento de reabilitação de Coluna utilizando técnicas de Quiropraxia , Liberação Miofascial e Exercícios de Estabilização Segmentar , visando ajustes nas articulações com alterações utilizado a a Quiropraxia , fazendo uma liberação dos pontos gatilhos que ocorre através de alterações musculares com a liberação Miofascial e por fim fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna com a Estabilização Segmentar que exercícios voltados para coluna vertebral. Dr Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor - Quiropraxia- Osteopatia - Fisiologia do Exercício - Pós Graduado em Traumato- Osteopatia.
Dr Leonardo Felipe - Fisioterapeuta Especialista em Rolfing/ Quiropraxia/Osteopatia/ Reabilitação de Coluna e Dor.
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.