O mês de junho foi marcado por diversos projetos e ações voltados para a conscientização sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído no dia 12 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Assistência Social por meio da Associação de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (AEPETI) – rpromoveu inúmeras iniciativas sobre a importância de combater e erradicar essa prática prejudicial que afeta milhões de crianças em todo o mundo.
Foram realizadas atividades e palestras nas escolas da rede pública de ensino (tanto na sede do município como nas comunidades e distrito) sobre os perigos do trabalho infantil para crianças e adolescentes que compõem o corpo discente das instituições. O trabalho de conscientização também foi executado nos quatros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e nas feiras livres de Teixeira de Freitas, com a distribuição de material gráfico para mobilização de comerciantes e feirantes presentes .
No dia 12, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, ocorreu a caminhada “Chega de Trabalho Infantil”, que buscou incentivar o fortalecimento de redes de proteção à infância e juventude. Além disso, no dia 20, a AEPETI de Teixeira de Freitas participou das Feiras de Boas Práticas no Enfrentamento ao Trabalho Infantil, encontro macrorregional que ocorreu no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.
Através de demais instituições como a Secretaria de Educação, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os Conselhos Tutelares 1 e 2; a administração pública mostrou que é possível fazer a diferença na vida das crianças por meio da mobilização da sociedade e da luta pela garantia dos seus direitos. Ao educar e conscientizar as pessoas sobre os efeitos prejudiciais do trabalho infantil, é possível criar um ambiente mais propício à proteção das crianças e ao seu pleno desenvolvimento.