O projeto Pai Presente que tem como objetivo regularizar a situação de crianças e adolescentes que não tem o nome do pai na certidão de nascimento, está na cidade de Lajedão pela segunda vez.
Liderado por Marcelo Ferraz da Silva, advogado, procurador do município e defensor público, o projeto "Pai Presente” foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça e implantado na Bahia pelo Tribunal de Justiça da Bahia no ano de 2013.
Para facilitar a vida das pessoas que não tem condições de ir a outras cidades buscar o recurso, o projeto veio a Lajedão e está atendendo ás famílias na Assistência Social Para ter direito ao beneficio, basta a mãe comparecer ao local levando os documentos pessoais dela e do filho para que as providências sejam tomadas.
Assim que a família busca o beneficio e o pai é encontrado, os dois, pai e filho, são encaminhados ao Fórum de Ibirapuã onde o material (saliva) é colhido na presença do juiz, para que não haja dúvidas, e encaminhado para exames de DNA. O resultado que antes demorava de 2 a 2 anos e meio, agora por meio do projeto, demora de 40 a 50 dias.