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Prefeitura de Teixeira de Freitas e UNEB fortalecem práticas inclusivas

Por Neuza em 05/09/2025 às 10:01

Prefeitura de Teixeira de Freitas e UNEB fortalecem práticas inclusivas

No dia 2 de setembro de 2025, às 16h, o Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Teixeira de Freitas, sediou o minicurso “Adaptação Curricular para Inclusão antes da Matrícula”, conduzido pela Prof.ª Dra. Patrícia Martins de Freitas, vinda de Vitória da Conquista. A atividade integrou a programação do Pré-Evento da UNEB, com foco no público-alvo da Educação Especial Inclusiva.

Prefeitura de Teixeira de Freitas e UNEB fortalecem práticas inclusivas

Com simpatia e competência, a palestrante destacou que a inclusão deve começar ainda antes da matrícula dos estudantes com deficiência e/ou transtornos nas escolas regulares. Entre os pontos abordados, ela ressaltou:

A importância da empatia com as famílias, que também necessitam de orientação para lidar com crianças atípicas;

O reconhecimento do potencial de aprendizagem dos estudantes com deficiência;

Reflexões sobre TDAH, deficiência intelectual e práticas pedagógicas que favoreçam a mediação inclusiva.

O encontro contou com a presença de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SMED), entre eles Quitéria Rodrigues, Lívia Prates, Mirna Lucila, Vagno Vales e Juliana Micheletti, fortalecendo a parceria entre a UNEB e a gestão municipal.

A SMED reafirmou seu compromisso em promover formações contínuas e atualizadas para os técnicos da educação, destacando a atuação da professora Quitéria Rodrigues, diretora de Formação Continuada, que tem buscado ampliar os saberes e práticas da equipe.

Prefeitura de Teixeira de Freitas e UNEB fortalecem práticas inclusivas

Glossário da Inclusão

  • Comunicação alternativa – recursos e estratégias que ampliam ou substituem a fala para pessoas com dificuldades de expressão.
  • Deficiência intelectual – limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, manifestadas antes dos 18 anos.
  • Diversidade – reconhecimento e valorização das diferenças humanas em aspectos físicos, culturais, sociais e individuais.
  • Educação Inclusiva – abordagem que garante a participação de todos os estudantes, assegurando igualdade de oportunidades.
  • Esforço cognitivo – energia mental necessária para realizar uma tarefa ou resolver um problema.
  • Memória de trabalho – capacidade de manter e manipular informações por curto período, essencial para a aprendizagem.
    Pessoa com deficiência – termo correto de referência, substituindo expressões como “portador de deficiência”.
  • Poda neural – processo cerebral de eliminação de conexões pouco utilizadas, otimizando o funcionamento neurológico.
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) – condição neurobiológica caracterizada por desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade.

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Educação Inclusiva Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
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