Com uma administração voltada para melhorar a qualidade de vida população, e uma educação de qualidade para jovens e crianças, o prefeito de Lajedão, Humberto Carvalho Côrtes (Betão), investiu pesado na estrutura das escolas do município com a finalidade de proporcionar a professores e alunos (1.150 no total), ambientes climatizados, com móveis novos, e todas as escolas reformadas na sede, nos distritos e na zona rural.
Para dar ainda mais qualidade no aprendizado, as escolas foram reformadas para dar mais conforto e qualidade de vida a professores e alunos. Todas as escolas ganharam pinturas novas e banheiros com acessibilidade para alunos com necessidades especiais e jogos de cadeira e mesa novos, padrão do FNDE. A diretora do colégio Nossa senhora de Fátima, Creuza Figueiredo, agradeceu a conquista. "A mobília antiga não era a mais adequada para realizar os trabalhos com eficiência. Agora temos espaço para produzir com qualidade”, afirmou.
A escola Blandino Severo Batista, que acolhe duzentos alunos de 1 a 5[ série em dois turnos, também foi uma das contempladas. "Este ano, além dos novos móveis, climatização em todas as salas, equipamentos novos, armários para a sala dos professores, computadores, matérias didáticos e uma escola totalmente reformada para que, professores e alunos venham para a escola com prazer, disse o diretor Antônio César.
Desde que Betão assumiu a administração de Lajedão há dois anos, é visível as mudanças na cidade, a educação hoje é referência em toda região, com escolas modernas e bem equipadas, ruas com pavimentação, saúde de qualidade e obras por todos os lados mostra o empenho do prefeito e sua equipe em mudar a vida de seus munícipes para melhor.
As escolas Brasilino Pereira, Lápis de Cor, Blandino Severo Batista, colégio Nossa Senhora de Fátima, a creche Casulo também foi reformada e ampliada. Além destes investimentos, já está sendo construída uma escola em tempo integral, o que vai contribuir e muito, para uma educação de qualidade para as crianças do município.
Para Raimundo Neto, secretário de educação, trabalhar em Lajedão é o sonho de qualquer pessoa ligada a área de educação "acho que o município de Lajedão, em termos gerais, do município do baixo sul, foi o que mais ganhou com as mudanças feitas na administração Betão, porque, 100% das nossas salas de aula estão climatizadas, rurais e urbanas. Ganhamos 100%, prefeito já resolveu, já estão aqui todas as cadeiras universitárias dos alunos da creche ao nono ano, e, em todas as escolas merenda escolar, material de limpeza, uniformes dos alunos e material didático. Disse o secretário.
A volta ás aulas que aconteceu nesta segunda feira (02), foi precedida pela Jornada Pedagógica como forma de incentivo a todos os funcionários. Um palestrante abriu na quinta feira (26) os trabalhos da Jornada Pedagógica continuou na sexta feira(27), foi a arrumação de PPP, Plano de Aula, Plano de Curso , tudo que uma escola precisa para se começar bem.
O incentivo a educação também atinge os universitários, um ônibus é disponibilizado pela prefeitura para levar os alunos que estudam em outras cidades. As escolas, desde 2013 são todas pintadas, as cores não são cores de administração, são cores de escola, escolhida por diretores e alunos, temos escolas de cores brancas, verdes, escolas de varias cores porque não é a administração que escolhe as cores, porque quem vive nas escolas são alunos, professores e gestores, concluiu Raimundo.
O secretário lembrou também que quase 100% dos professores já tem nível superior. O plano de cargos e salários já existe no município, agora só falta rever juntamente com os professores, a classe. Mas o município já paga mais do que o piso, desde 2013. O piso do governo hoje é de R$1.917 por 40 horas, e 20 horas em torno de R$990,00, e Lajedão já paga 1.300 pelas 20 horas aula.
"Não medimos esforços para que alunos e professores tenham um ambiente agradável na sala de aula, que a merenda seja de qualidade, que não falte, como não tem faltado nos dois últimos anos, para que haja formação continuada, princípio do nosso governo, e a valorização do professor. São esses fatores que estão melhorando a educação em nosso município”, destacou Betão.