Na manhã desta segunda-feira (27), no gabinete do Executivo Municipal, o prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros, recebeu a major Sheila Kelly Ravani Rodrigues, primeira mulher a comandar a 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), e o major Robson Lopes Calmon, diretor do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Teixeira de Freitas e ex-comandante da 44ª CIPM.
Os oficiais superiores receberam do prefeito Moções de Aplausos, como reconhecimento à atuação deles na segurança pública de Itanhém e da região. Participaram da cerimônia a secretária de Administração, Vanda Cabral, o chefe de Gabinete, Gildeon Rosa, o procurador do município, Valdey Ferreira, o advogado Luciano Porto, o empresário Ranyere Correia e os militares Arley, Herlon, Caldeira, Charles e Caio Matos.
Em sua fala, o prefeito agradeceu e parabenizou os majores pelo trabalho realizado e pela parceria com o município.
“A gente gostaria de estender essa homenagem a toda a corporação, porque toda vez que a gente liga é atendido, quando vocês precisam, nós estamos aqui à disposição. Nós desejamos tudo de bom e sucesso para vocês e que essa nossa parceria sempre seja forte. No que depender da gente, da gestão do município, estaremos sempre à disposição. Isso aqui é uma simples homenagem, pois sabemos que vocês merecem muito mais”, disse.
Mildson aproveitou o momento para pedir à comandante da 44ª CIPM reforço para a segurança do município, uma vez que os distritos são distantes e o efetivo policial é pequeno.
“Preciso do apoio da senhora, major, para irmos até ao comandante Coutinho, até o Secretário de Segurança Pública, pedir ajuda para aumentar o efetivo da PM. Nosso deputado estadual, Alex da Piatã, já se colocou à disposição, inclusive, para repassar um recurso que será usado para a segurança dos distritos”, explicou o prefeito.
Mildson ainda disse que solicitou o retorno da base da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Mata Atlântica), a CAEMA, que deixou de existir no município desde a gestão anterior. O prefeito e a major falaram também da possibilidade de instalarem câmeras de segurança em locais estratégicos na cidade, numa parceria entre a prefeitura, Polícia Militar e as empresas provedoras de internet da cidade. A instalação das câmeras facilitaria o trabalho da polícia e inibiria a ação de criminosos.
Após a cerimônia, as autoridades visitaram o Colégio São Bernardo. Lá, o diretor James Costa apresentou as repartições da unidade, que é Modelo da Escola da Polícia Militar – MCPM.
O colégio passou recentemente por uma reconstrução, que contemplou a revitalização dos telhados, reparos das redes hidráulica, elétrica e sanitária, pintura, rampas, adequação de salas e banheiros, reforma da quadra esportiva, construção de refeitório e de pátio para estacionamento, cobertura da entrada da unidade até às salas de aula, além da realização de vários outros reparos na estrutura física, tudo para se enquadrar aos padrões MCPM.
A Secretária da Educação, Normélia Alquilina, e os vereadores Renato Correia, que é o presidente da Câmara Municipal, e Dias da Academia estavam presentes durante a visita da major Kelly Ravani e major Calmon ao Colégio São Bernardo.