Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) realizaram, nesta sexta-feira (25/10), uma operação de fiscalização na zona rural do município de Mascote com o objetivo de combater crimes ambientais relacionados à caça e ao cativeiro ilegais de animais silvestres, além da comercialização de animais abatidos.
Durante a operação, dois imóveis foram alvos de intervenções policiais, onde foram apreendidos dois pássaros da espécie papa-capim coleiro, dois jabutis da espécie ipiranga e um tatu abatido, já beneficiado para consumo. Diante das irregularidades encontradas, os policiais lavraram os relatórios necessários para a abertura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor dos envolvidos.
Os animais em situação de cativeiro foram resgatados e, após avaliação física, devolvidos ao seu habitat natural. O tatu abatido foi recolhido e destruído em conformidade com os protocolos de preservação ambiental.
Os registros da operação foram encaminhados ao Ministério Público, e os envolvidos responderão judicialmente pelos crimes ambientais de acordo com o Artigo 29 da Lei 9.605/98, que rege os Crimes Ambientais no Brasil.