
O Ministério Público da Bahia, por meio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), cumpriu nesta quinta-feira, 16, mandado de busca e apreensão no município de Teixeira de Freitas contra um dos operadores de esquema criminoso de comercialização de veículos adulterados e de fraudes contra seguradoras executado na Bahia e no Espírito Santo. O cumprimento faz parte da ‘Operação Dublé’, deflagrada pelo Gaeco do MP capixaba. A ação teve apoio do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul da Bahia, por meio da Rondesp Extremo Sul.

O alvo do mandado na Bahia aparece como transportador e comerciante dos veículos adulterados, responsável pela montagem e clonagem de veículos com a finalidade de “legalizá-los” a partir de documentos de outros automóveis, para depois vendê-los. No Espírito Santo, foram cumpridos mandados de busca nos municípios de Colatina, Serra e Vitória. A Justiça capixaba decretou o afastamento de um policial civil por 180 dias.

Segundo as investigações, a organização criminosa atuava, pelo menos desde 2022, com clonagem de veículos (documentação, placa e chassis) com sinistros de furtos, falsos registros de furtos para obtenção de indenizações e reintrodução de automóveis adulterados no mercado. O esquema envolvia proprietário de loja de veículos e policial civil que recebia propina para forjar boletins de ocorrências de roubos de carros que seriam depois comunicados a seguradoras. Além das fraudes, são apurados crimes de roubo, furto, receptação e corrupção ativa e passiva.

Após o recebimento de indenização pelo seguro, os mesmos veículos tinham a placa e chassis adulterados e eram comercializados. Um dos investigados recebeu da seguradora R$ 118 mil a partir de uma falsa ocorrência de roubo. As apurações tiveram início após a apreensão em junho de 2023, no município de Santa Tereza (ES), de um veículo com sinais de adulteração. Foi identificada a comercialização de diversos carros adulterados, entre eles picapes de luxo.

Os mandados foram deferidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Colatina, atendendo requerimentos ministeriais em face de cinco investigados, entre eles um empresário do ramo de revenda de veículos e três policiais civis.

A operação é conduzida por Promotores de Justiça e integrantes do GAECO-Norte, com apoio de agentes da Agência de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar do Espírito Santo, agentes do GAECO do MPBA, com auxílio operacional da PRF em um dos alvos.

Quanto ao cumprimento dos mandados de Busca e Apreensão em desfavor dos policiais civis, os trabalhados são acompanhados por representantes da Corregedoria da PCES.
Apreensões realizadas:
R$ 124.450 (cento e vinte e quatro mil, quatrocentos e cinquenta reais)
$ 180 (cento e oitenta dólares)
17 aparelhos celulares
03 notebooks
03 CPUs
Pen drives, HD externo, cartões de memória, chaves e assessórios de veículos, relógios
Rastreadores veiculares
03 rádios comunicadores
05 porções de maconha
02 porções de haxixe
01 revólver calibre 38, marca Rossi
Munição de acesso restrito
Documentos
Correção: Os policiais civis investigados são do Espírito Santo e não de Teixeira de Freitas como havíamos divulgado. pedimos desculpas pelo nosso erro.
