Uma grande operação integrada das forças de segurança foi deflagrada nesta quarta-feira (23), nos municípios de Porto Seguro e Prado, no extremo sul da Bahia. Batizada de Operação Vértice Zero, a ofensiva tem como foco o combate direto a uma organização criminosa armada, apontada como responsável por homicídios, tráfico de drogas e ameaças contra comunidades indígenas da região.
As equipes policiais atuaram em áreas estratégicas, com destaque para a Aldeia Xandó e a localidade de Caraíva, onde foram registrados os principais avanços da operação até o momento.
Resultados parciais da operação:
05 fuzis, 04 pistolas, 01 revólver e 01 rifle apreendidos;
930 munições calibre 5.56, 47 de 7.62 e outros calibres diversos;
3,5 kg de cocaína, 1,5 kg de ecstasy, 16,7 kg de maconha e 77 g de crack;
02 motocicletas com restrição de furto/roubo recuperadas;
05 pessoas presas, 05 indivíduos resistentes neutralizados e 02 mandados de prisão cumpridos.
A operação contou com o esforço coordenado de diferentes forças: Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria da Segurança Pública da Bahia, Polícia Militar da Bahia (através do CPR-ES, CPME e CPE), e Polícia Civil da Bahia (com atuação da 23ª COORPIN, 8ª COORPIN e CORE).
A Operação Vértice Zero segue em andamento e reafirma o compromisso do Estado com o enfrentamento ao crime organizado e a proteção das comunidades tradicionais do extremo sul da Bahia.