Na manhã deste sábado (19), a Polícia Civil de Teixeira de Freitas, através do Pronto Emprego, realizou a prisão de Zaqueu Almeida Marinho, 33 anos, apontado como autor do homicídio que vitimou o indígena Itapurunan Rodrigues da Silva, de 19 anos, encontrado morto na Comunidade de Pau da Garrafa, município de Alcobaça.
Segundo as apurações, por volta das 00h50, a vítima estava bebendo no "Bar do Bruno", na referida comunidade, acompanhado de Zaqueu e Adelando, quando saiu do local e foi seguido por Zaqueu.
Segundo uma testemunha ouvida nos autos, antes de sair atrás de Itapurunan, Zaqueu teria comentado que "Se eu for preso, não vai dar em nada, não" e seguiu de bicicleta, atrás da vítima.
Passados cerca de dez minutos, Zaqueu foi visto, retornando do local, com a roupa suja de sangue, momento em que Adelando também chegava de volta ao bar, e comentou que Zaqueu havia acabado de matar Itapurunan.
Itapurunan foi vítima de traumatismo craniano, compatível com pedradas.
Apesar de negar a autoria e atribuir o crime a Adelando e a Thiago, as informações colhidas preliminarmente na comunidade, associadas a agressões e ameaças recentes do autor contra a mesma vítima, além de outros elementos indiciários, como comentário realizado com a testemunha antes de sair atrás da vítima, retornando minutos depois com a roupa suja de sangue, Zaqueu recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante delito pelo Plantão Policial de Teixeira de Freitas.
Outras diligências encontram-se em curso para verificar se o autor agiu sozinho e identificar a motivação do crime.
O facão e as roupas do autor ainda não foram localizados.