
Um pastor identificado como Nerivaldo Jesus Santos, 37, foi preso nesta segunda-feira (15) em Valença, no sul da Bahia, sob a acusação de abuso sexual de mulheres. Segundo a Polícia Civil (PCBA), Nerivaldo se aproveitava de sua posição de líder religioso para manipular e coagir fiéis a participarem de rituais sexuais, que ele apresentava como "campanhas de libertação espiritual".
A investigação aponta que o pastor, que atuava na Igreja Assembleia de Deus Trindade Santa, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, se utilizava de pregações sobre "íncubos e súcubos" — espíritos malignos que, segundo ele, atormentavam as pessoas durante os sonhos — para justificar a necessidade de rituais particulares de purificação. O sigilo sobre os encontros era mantido sob o argumento de que apenas o pastor e a fiel entenderiam a prática, que ele alegava ser de origem em "culturas africanas".
Uma das vítimas relatou à TV Bahia que buscou a igreja para resolver problemas pessoais após sonhar que estava tendo relações sexuais com o demônio. O pastor, de acordo com o relato, a convenceu de que precisaria passar por um ritual de três dias, durante o qual os abusos sexuais ocorreram dentro do carro dele. "Ele dizia que o ato sexual era um ritual da África e as mulheres seriam curadas", contou a mulher, que preferiu não se identificar.
Ela ainda afirmou que, por medo e vergonha, demorou a denunciar o caso, que ocorreu em 2021. Sua decisão de ir à polícia só veio após tomar conhecimento de outra vítima. A Polícia Civil destaca que os depoimentos revelam um padrão de manipulação da fé e da vulnerabilidade emocional, além da confiança depositada na figura de uma autoridade espiritual.
O delegado Aldacir Ferreira, responsável pelo caso, ressaltou que o crime vai além da violência física, ferindo a dignidade das vítimas por envolver manipulação psicológica e espiritual. Ele também informou que, durante o depoimento, Nerivaldo negou ter mantido relações sexuais com as vítimas, mas admitiu ter pedido a uma delas que se masturbasse.
O pastor já respondia a outro inquérito por estupro. Ele foi preso em uma operação que envolveu equipes da 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João), do Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Valença). Nerivaldo foi submetido a exames legais e permanece detido à disposição da Justiça.
