X
Publicidade Davaca novo

Operação integrada identifica cemitério clandestino ligado a organização criminosa em Itabela

Por Neuza em 29/01/2026 às 11:22

Uma ação integrada do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) resultou, na manhã desta quarta-feira (28), na identificação de uma área utilizada como cemitério clandestino no município de Itabela, no extremo sul da Bahia.

A operação foi conduzida pelo GAECO Sul, em atuação conjunta com a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Eunápolis, e com a Polícia Militar da Bahia, através de equipes do 28º Batalhão da Polícia Militar (28º BPM) e da RONDESP Extremo Sul. O local foi identificado em uma área de mata fechada no povoado de São João do Monte, popularmente conhecido como Montinho.

Operação integrada identifica cemitério clandestino ligado a organização criminosa em Itabela

Durante as diligências, três ossadas humanas foram localizadas. Os restos mortais foram recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que dará prosseguimento aos procedimentos periciais e de identificação, com vistas à posterior devolução às famílias das vítimas.

As investigações prosseguem no local, que permanecerá sendo minuciosamente analisado, com foco na localização, recuperação e identificação de outras possíveis vítimas, bem como na identificação de novos pontos que possam estar sendo utilizados para a ocultação de cadáveres.

Operação integrada identifica cemitério clandestino ligado a organização criminosa em Itabela

A identificação da área é resultado direto das investigações iniciadas após a ação policial deflagrada no dia 20 de janeiro, operação que desencadeou uma série de diligências investigativas e de inteligência. Naquela ocasião, a ação foi coordenada pelas equipes da 23ª COORPIN, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, com apoio da Rondesp Extremo Sul e do 28º Batalhão da Polícia Militar, dentro das ações estratégicas de enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) atribuídos a grupos criminosos que atuam na região.

Durante a operação de janeiro, foram apreendidos armamentos, entorpecentes, aparelhos celulares, rádios comunicadores, uma balaclava e vestimentas camufladas. Na intervenção policial, dois indivíduos vieram a óbito em confronto com as forças de segurança, e um Delegado de Polícia Civil foi ferido.

Operação integrada identifica cemitério clandestino ligado a organização criminosa em Itabela

Desde então, diligências sigilosas vêm sendo realizadas de forma contínua nas proximidades do distrito de Montinho e em áreas de mata adjacentes, inclusive com o emprego de cães farejadores, com o objetivo de localizar possíveis locais de ocultação de cadáveres. Levantamentos preliminares indicam a possibilidade da existência de cerca de dez corpos enterrados clandestinamente, possivelmente vítimas de execuções atribuídas à atuação de organização criminosa, no contexto do chamado “tribunal do crime”.

As forças de segurança informam que novas diligências serão realizadas, com ampliação das buscas na região, visando a localização de outros corpos, bem como o aprofundamento das investigações para a identificação das vítimas e a responsabilização criminal dos envolvidos.

Fonte: Delegacia Territorial de Eunápolis

Tags:   Itabela Cemitério MPBA SSP
publicidade