Com discursos e palestras emocionantes, usuários, familiares, trabalhadores, gestores e estudantes disseram juntos: “Manicômio nunca mais!”.
Os participantes falaram sobre práticas controversas e exemplos de sucesso na rede de atenção à Saúde Mental. Também foi abordada a gestão e o financiamento destinado aos espaços de acolhimento psicossocial no SUS.
Tivemos falas fortes e apresentações artísticas que chacoalharam nossos corações. A coordenadora Administrativa do Núcleo Regional Extremo Sul de Teixeira de Freitas, Milena Gazel, abriu e encerrou o evento agradecendo a presença de todos e apontando a importância desse processo de mobilização para a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental da Bahia, que acontecerá em julho, em Salvador.
As conferências municipais de saúde mental aconteceram em 18 municípios. Com o tema - “A política de saúde Mental como direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, foram discutidas propostas para melhoria dos serviços e do cuidado aos cidadãos com transtorno e/ou sofrimento mental da região, assim como encaminhadas propostas com direção aos avanços necessários nas esferas Estadual e Federal, para os avanços da clínica psicossocial.
Reforçamos a direção tomada no congresso de trabalhadores de1987 - por uma sociedade sem manicômios. O Extremo sul, através de seus delegados e delegadas eleitos (as) seguirá representando o Extremo Sul nas demais instâncias que está por vir.