X
Publicidade Davaca novo

Sete pacientes são internados em Ribeira do Pombal com suspeita de intoxicação por metanol

Por Neuza em 31/12/2025 às 09:10

Sete pacientes são internados em Ribeira do Pombal com suspeita de intoxicação por metanol

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prefeitura de Ribeira do Pombal informaram que sete pessoas deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza, no município, com suspeita de intoxicação após ingestão acidental de metanol. Os pacientes permanecem acolhidos, em observação e recebendo assistência médica, com todos os protocolos de atendimento devidamente acionados.

Segundo as autoridades de saúde, a apuração das causas já foi iniciada e conta com a atuação integrada do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, além da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Para confirmar a suspeita, amostras de sangue foram coletadas dos pacientes e encaminhadas ao laboratório do DPT, em Salvador, onde serão realizados exames laboratoriais específicos para identificar possível intoxicação por metanol. O antídoto indicado para esse tipo de ocorrência já foi enviado ao Hospital Geral Santa Tereza e será administrado caso haja indicação médica.

Dos sete pacientes atendidos, cinco seguem internados e assistidos na unidade hospitalar de Ribeira do Pombal. Outros dois foram regulados e transferidos para o Instituto Couto Maia, em Salvador, referência no tratamento de intoxicações.

As garrafas apreendidas, que podem estar relacionadas ao caso, foram encaminhadas ao Laboratório Central de Polícia Técnica, na capital baiana, para análise. Paralelamente, o estabelecimento que comercializou as bebidas suspeitas foi interditado, e a distribuição do produto está sendo investigada.

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (30), gestores da área de saúde do Estado e do município, juntamente com representantes da segurança pública, alinharam as medidas que continuarão sendo adotadas diante dos casos. O acompanhamento segue sendo feito pelas equipes de vigilância à saúde estadual e municipal, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, reforçando a integração das ações de monitoramento, investigação e prevenção.

Fonte: Bahiaextremosul/Ascom

Tags:   Ribeira do Pombal Metanol SESAB
publicidade