O município de Itanhém recebeu, na terça feira (04) a mobilizadora Dayane Marques, representante do INEMA.
O intuito da visita foi o de conhecer segmentos como Poder público, Organizações da Sociedade Civil e Usuários de Recursos Hídricos, para a divulgação da renovação dos membros do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (CBH-PIJ).
Juntamente com representantes do Departamento de Meio Ambiente de Itanhém, ela visitou associações das comunidades da Umburaninha, Motas, Catingueiros e Arrudas e se reuniu com o Conselho de Meio Ambiente, Rotary, Sindicato dos Produtores Rurais e Coopvali.
Os comitês de bacia hidrográfica foram criados para gerenciar o uso dos recursos hídricos, de forma integrada e descentralizada, com a participação da sociedade.
Instituídos pela Lei que estabeleceu a Política Estadual de Recursos Hídricos (3.239/98), os colegiados são compostos por representantes do Poder Público, da sociedade civil e de usuários de água.
Essa formação tem como objetivo garantir a deliberação de decisões que influenciem na melhoria da qualidade de vida da região e no desenvolvimento sustentado da bacia. Por seu poder consultivo, normativo e deliberativo, os comitês são considerados o "Parlamento das Águas".
Antes de sua criação, o gerenciamento da água era feito de forma isolada por municípios e pelo Estado, o que dificultava o planejamento da captação, distribuição e do tratamento da água.