Publicidade Davaca novo

Lucas Braathen faz história e conquista o 1º ouro do Brasil em Olimpíadas de Inverno

'Sou um esquiador brasileiro que virou campeão olímpico', disse após a vitória na Itália.

Por Neuza em 14/02/2026 às 16:44

Lucas Braathen faz história e conquista o 1º ouro do Brasil em Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen durante a prova do slalom gigante - Foto: Rafael Bello/COB

O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen fez história e conquistou o primeiro ouro do Brasil em Olimpíadas de Inverno. Ele cravou o tempo de 2:25.00 no slalom gigante nos Jogo Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália.

Após a conquista, emocionado, ele disse que o ouro olímpico poderá servir de "inspiração para a criançada, a próxima geração". "Nada é impossível. O que importa é o que existe aqui dentro [batendo no coração com a mão]. É do Brasil", disse ao canal SporTV.

Competindo contra os principais nomes da modalidade, Braathen, que é norueguês naturalizado brasileiro, completou suas descidas firmemente para garantir o inédito pódio verde-amarelo. O atleta deixou para trás os suíços Marco Odermatt (prata), Loic Meillard (bronze) e Thomas Tumler.

Para conseguir o resultado, ele disse que estava "puxando, sempre para achar velocidade, para descer num ritmo bem rápido". "A neve é completamente diferente", disse, em referência à primeira descida, que ele também completou com o melhor tempo de 1:13.92.

Após vencer a prova em solo italiano, o esquiador brasileiro ficou visivelmente emocionado e celebrou muito com seus familiares e comissão técnica.

"A única coisa que importa pra mim éque continuo a ser o que sou. Sou um esquiador brasileiro que virou campeão olímpico".

A medalha consolida Braathen como um dos grandes nomes do esqui alpino da atualidade e abre perspectivas ainda maiores para o futuro dos esportes de inverno no país.

Quem é Lucas Braathem?
Filho de mãe brasileira, Braathen, de 25 anos, passou a representar o Brasil internacionalmente em 2024, tornando-se um dos maiores expoentes das modalidades de inverno ligados ao gigante sul-americano. .

O brasileiro de 25 anos era a principal esperança de medalha do Brasil em Milão-Cortina. Ele chegou à Itália com três medalhas no slalom gigante nesta temporada e como segundo no ranking mundial da modalidade.

Nascido em Oslo, na Noruega, o esquiador carrega também o sobrenome Pinheiro, de sua mãe, a brasileira Alessandra, que o teve como fruto do relacionamento com o norueguês Björn Braathen, a quem conheceu em um voo para Miami na década de 1990.

"Quero trazer este sentimento, o jeito brasileiro, essa atmosfera, essa relação com o esporte para o meu esporte de inverno. Isso não existe no meu esporte. Eu quero ser um produto de todas as minhas inspirações, que não são somente esquiadores, são pessoas que fazem arte, pintura, música, e jogadores de futebol aqui do Brasil… Ronaldinho, Neymar, Ronaldo Fenômeno", contou o jovem esquiador em entrevista recente ao Estadão.

Desde que passou a representar o Brasil, subiu em oito pódios em etapas de Copa do Mundo: um ouro, cinco pratas e dois bronzes. Na carreira, seis outros, nove pratas e cinco bronzes. Durante o Mundial do ano passado, ficou aquém e terminou em 13º no slalom e 14º no slalom gigante.

Fonte: Portal Terra

Tags:   Olimpíadas de Inverno ouro brasileiro
publicidade