Um caso intrigante mobilizou autoridades na manhã deste sábado, 10 de maio, após trabalhadores da Usina Santa Maria encontrarem um caixão abandonado em meio a um canavial, na zona rural de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia.
A urna funerária, surpreendentemente vazia, continha apenas um par de luvas descartáveis e um cartão de identificação hospitalar. O documento, datado de 9 de dezembro de 2024, indicava o nome de Maria Empúria Oliveira Souza, e fazia referência ao Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), localizado em Teixeira de Freitas.
Após serem acionados, policiais militares da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Medeiros Neto compareceram ao local e registraram a ocorrência. A Polícia Civil de Teixeira de Freitas também foi comunicada e iniciou os procedimentos investigativos, mas até o momento não há informações sobre o paradeiro do corpo que deveria ocupar o caixão, nem sobre como a urna foi parar no canavial.
O caso levantou uma série de questionamentos: o corpo teria sido retirado do caixão? A identificação é verídica? Há indícios de crime, negligência ou apenas um erro logístico? Até agora, ninguém soube explicar o ocorrido.
O mistério permanece, e o caso está sendo tratado com cautela pelas autoridades, que aguardam mais informações para esclarecer o enigma do caixão abandonado em meio à plantação de cana.