Publicidade Câmara de Vereadores - Tx

Ex candidata a vereadora é presa em Porto Seguro na Operação Alta Potência 2, fação criminosa com atuação na Bahia e outros três estados

Por Neuza em 20/11/2025 às 17:27

Ex candidata a vereadora é presa em Porto Seguro na Operação Alta Potência 2, fação criminosa com atuação na Bahia e outros três estados

Nesta terça-feira (18/11), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), em parceria com a Delegacia Territorial de Ipiaú (09ª COORPIN/PCBA) e o Comando de Policiamento Regional Médio Rio de Contas (PM/BA), deflagrou a Operação Alta Potência 2. A ação tem como objetivo desarticular uma facção criminosa violenta envolvida com tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.

As investigações apontam que o grupo atuava principalmente nos municípios de Ipiaú, Jequié e Itagibá, mantendo ainda conexões interestaduais. Nesta fase, estão sendo cumpridas 79 ordens judiciais, entre elas 38 mandados de busca e apreensão e 31 mandados de prisão preventiva. Também foram sequestrados oito imóveis e bloqueados ativos financeiros de 21 investigados, atingindo valores distribuídos em mais de 90 contas bancárias. As ações ocorrem simultaneamente na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, mobilizando mais de 250 policiais.

O avanço da investigação se deu após a prisão do líder da facção, em junho de 2025, na cidade de Barra Velha (SC), durante operação anterior. Documentos e materiais apreendidos na ocasião permitiram aprofundar a análise dos setores financeiro, logístico e operacional do grupo. Com isso, foi possível identificar toda a estrutura da organização, incluindo operadores financeiros e responsáveis pela venda direta de entorpecentes.

Ex candidata a vereadora é presa em Porto Seguro na Operação Alta Potência 2, fação criminosa com atuação na Bahia e outros três estados

O núcleo financeiro movimentou cerca de R$ 52 milhões em pouco mais de três anos, utilizando contas bancárias e aquisições de imóveis para lavar o dinheiro ilícito. A liderança e seus familiares mantinham residências em vários estados — como Sacramento (MG), Barra Velha (SC) e São Paulo (SP) — enquanto comandavam o tráfico na Bahia, distante da violência gerada pela facção.

Na Bahia, as ações desta etapa ocorrem em Ipiaú, Itagibá, Gandu, Ubatã, Jequié, Ilhéus, Porto Seguro, Salvador, Ibirataia e Serrinha. Foram cumpridas 14 ordens judiciais no estado e uma em São Paulo, na cidade de Guarulhos, onde foi preso um operador financeiro da facção.

Em Gandu, um dos alvos foi flagrado com arma e drogas. Houve confronto e o suspeito acabou ferido, sendo socorrido para uma unidade de saúde do município. Um revólver, munições, maconha e celulares foram apreendidos.

Além disso, a operação bloqueou 90 contas bancárias usadas por criminosos que atuavam na região de Jequié, Ipiaú e Itagibá. Cerca de R$ 2 milhões em imóveis também foram sequestrados.

Um dos principais desdobramentos desta terça-feira foi a prisão de Fernanda José de Oliveira Azevedo Barros, de 45 anos, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro. Natural de Jequié, Fernanda estava com mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Ipiaú. Ela é figura conhecida no cenário político regional, tendo sido candidata a vereadora em Ibirataia nas eleições de 2020, o que aumenta o impacto de seu suposto envolvimento com a facção.

Equipes da Polícia Civil e Polícia Militar realizaram buscas em endereços ligados à investigada em Ibirataia, mas não a encontraram. Posteriormente, ela foi localizada e detida em Porto Seguro, com a prisão sendo finalizada em Arraial D’Ajuda.

Ao todo, 21 mandados de prisão já foram cumpridos pela operação — 20 na Bahia e um em São Paulo — evidenciando o alcance interestadual da ação e a eficácia no enfrentamento ao crime organizado.

A Operação Alta Potência 2 é resultado da integração entre a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as Polícias Civil, Militar e Federal, e a FICCO Bahia, reforçando o compromisso conjunto no combate ao crime organizado no estado.

Fonte: Por redação do Bahiaextremosul.

Tags:   Bahia segurança pública Opração Alta Potência 2 Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
publicidade