Publicidade Davaca novo

Líder de facção é preso por tentativa de homicídios contra diretor do presídio e mais três rivais nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro

Por Neuza em 05/08/2025 às 10:51

A Polícia Civil de Porto Seguro, em conjunto com equipes da Delegacia Territorial (DT), Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), deflagrou nesta segunda-feira (4) uma operação para o cumprimento de cinco mandados de prisão contra Romildo Ramos de Morais, conhecido como “RD”, apontado como líder da facção PCE, ligada ao Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro.

A operação resultou na prisão de “RD” no distrito de Pindorama, em Porto Seguro. Ele é investigado por envolvimento em pelo menos quatro homicídios qualificados, sendo três deles em Eunápolis e um em Porto Seguro. Segundo a Polícia Civil, o criminoso é considerado de alta periculosidade e assumiu a liderança regional da facção após comandar a fuga de 16 detentos de uma unidade prisional, entre eles o então líder da facção, Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dadá”, que estaria atualmente escondido na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Líder de facção é preso por tentativa de homicídios contra diretor do presídio e mais três rivais nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro

Romildo “RD” também é acusado de liderar ataques contra guarnições da Polícia Militar em Eunápolis e de ter articulado uma tentativa de execução do diretor do Conjunto Penal da cidade. Na ocasião, criminosos armados interceptaram um veículo da unidade prisional, efetuando diversos disparos com fuzis e pistolas. Dois servidores estavam no carro, e um deles ficou gravemente ferido.

Entre os crimes atribuídos a “RD” estão as execuções de Weverton Antônio dos Santos, motorista de aplicativo, e de Gustavo Rodrigues Gomes, ambas ocorridas em Eunápolis, além de um homicídio brutal registrado no distrito de Pindorama.

Líder de facção é preso por tentativa de homicídios contra diretor do presídio e mais três rivais nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro

As investigações também apontam ligação entre Romildo e um advogado preso no mês de julho, em Serrinha (BA), suspeito de integrar organização criminosa e atuar como mensageiro entre os líderes do tráfico e os demais membros das facções PCE e PV (Primeiro Vencedor).

Após ser preso, “RD” foi conduzido à Delegacia de Porto Seguro, onde teve sua prisão formalizada. Ele permanece custodiado na carceragem da unidade, à disposição da Justiça. Devido ao seu alto grau de periculosidade e influência no crime organizado, a Polícia Civil informou que ele deverá ser transferido para o presídio de Serrinha, que opera sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), após a conclusão dos procedimentos legais e aprovação judicial.

A ação é parte dos esforços das forças de segurança para enfraquecer o avanço das facções criminosas na região sul da Bahia e restabelecer a ordem nas unidades prisionais sob intervenção.

Fonte: Por redação do Bahiaextremosul.

Tags:   eunápolis prisão lider do CV
publicidade