Uma das parceiras fortes do Festival Gastronômico de Teixeira de Freitas, a empresa Laticínios Davaca foi fundada na Bahia, em 1992, quando foi inaugurada a fábrica em Ibirapuã.
Para atender as condições da cadeia do leite, a empresa trabalha com uma frota própria de coleta de matéria-prima e produtos acabados, atendendo às exigências de logística refrigerada da cadeia do leite. Isso garante uma frequência semanal de entrega dos produtos nos pontos de venda, respeitando as maturações, prazos, sabor e maciez do queijo.
Em 2011, a empresa venceu o 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado na cidade mineira de Juiz de Fora e é detentora do título de “Melhor Manteiga do Brasil”, e quem discorda? É um sabor inigualável a manteiga Davaca, o aroma, a textura, somam ao sabor inigualável que a torna, de maneira merecida, a manteiga número 1 do país.
E o Extremo Sul se orgulha em ser a casa deste laticínio que é de casa, pois está presente na maioria dos lares baianos, seja com os premiados requeijão cremoso e manteiga da Davaca, ou com os demais produtos, de igual qualidade.
Segundo o empresário Lutz Viana, que acredita e segue apostando na região, que também é sua casa, com mais de 25 anos, o Laticínios Davaca emprega mais de 3.000 famílias diretamente envolvidas na produção de leite; em torno de mais de 1.200 empregos diretos e indiretos; contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento de toda a região.
Os derivados do leite produzidos na P&L Agroindústria de Laticínios, a Davaca, formam linhas de queijo, requeijão, manteiga, cremes, leite em pó, fatiados, zero lactose, ricota e a distribuição alcança entre o Rio Grande do Norte a São Paulo.
E não para por aí! A empresa ainda atende produtores de leite da região com a fábrica de Rações Davaca. A Davaca é uma das joias preciosas do Extremo Sul, lapidada com esmero em Ibirapuã.