Ilmar Lopes Gonçalves “Mazolla”, secretário municipal de Cultura e Turismo de Mucuri; Capitão de Corveta Gabriel Braga Onofre, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro; Suboficial Emerson de Amorim Dias e o biólogo Sandro Barros, da secretaria de Meio Ambiente de Mucuri.
Esta quarta-feira (24/04) foi marcada por um importante encontro entre servidores das Prefeituras Municipais de Mucuri e Alcobaça, representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e oficiais da Marinha do Brasil, na Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro. O objetivo foi traçar estratégias para promover cursos de qualificação para pescadores, comunidades ribeirinhas e navegadores amadores.
O anfitrião da reunião, Capitão de Corveta Gabriel Braga Onofre, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro, conduziu as tratativas com as delegações municipais e apresentou uma proposta inovadora: a realização de cursos itinerantes de formação e habilitação profissional, voltados especialmente para pescadores e marinheiros locais.
“Queremos levar o conhecimento até essas comunidades, certificando os trabalhadores para que exerçam suas funções com mais segurança e dentro da legalidade”, explicou o Capitão Onofre. Ele ainda adiantou que a Marinha realizará, entre os dias 22 e 30 de maio, a ação do projeto “Delegacia Itinerante” em Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, realizando inspeções navais e encontros com autoridades e a população.
O encontro contou com a participação do suboficial Emerson de Amorim Dias, agentes do INEMA e secretários, diretores e técnicos municipais das áreas de pesca, cultura, meio ambiente, agricultura e planejamento de Mucuri e Alcobaça. O encontro em Porto Seguro encerrou o ciclo de reuniões da Capitania dos Portos com os oito municípios da região administrativa da Costa do Descobrimento, consolidando uma agenda positiva para o fortalecimento da atividade pesqueira e da proteção ambiental na região.
Para o titular da Secretaria de Agropecuária e Pesca de Mucuri, secretário Jocélio Oliveira Brito “Célio Pebas”, esta nova interlocução com a Marinha do Brasil por meio do novo comandante da Capitania dos Portos, Capitão de Corveta Gabriel Braga Onofre, não apenas reforça os laços entre a Marinha e o município de Mucuri, mas também abre novas perspectivas de formação e certificação para os profissionais do mar. “A comunidade pesqueira de Mucuri aguarda com expectativa a implementação dos cursos itinerantes, que prometem trazer benefícios significativos para a nossa região e, diante da exposição da Capitania, e em parceria com a Colônia dos Pescadores Z-35 de Mucuri, estamos protocolando toda a nossa demanda no intuito de sediarmos estas qualificações em favor da nossa comunidade pesqueira”, salientou o secretário Célio Pebas.
Para Ilmar Lopes Gonçalves, o “Mazolla”, secretário municipal de Cultura e Turismo de Mucuri, presente no evento, a iniciativa é essencial para fortalecer a relação entre a cultura local e a atividade pesqueira. “O turismo náutico e a pesca artesanal fazem parte da nossa identidade. A formação técnica é um passo importante para qualificar nossa mão de obra e valorizar ainda mais nossa cultura”, destacou Mazolla.
O biólogo Sandro Barros, da secretaria de Meio Ambiente de Mucuri, também presente no encontro, enfatizou a importância ambiental da proposta: “Ao qualificar os pescadores, estamos também promovendo práticas mais sustentáveis, que respeitem as áreas de proteção e ajudem na preservação dos nossos recursos naturais”, afirmou.
Sandra Antunes, gestora da APA Coroa Vermelha e do núcleo de licenciamento ambiental do INEMA, comemorou a articulação institucional: “Essa integração entre Marinha, municípios e o INEMA fortalece nossa capacidade de fiscalizar, orientar e desenvolver políticas públicas eficientes para o uso sustentável dos nossos recursos hídricos e costeiros”, frisou.
Já Geise Langa, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Alcobaça, avaliou que a medida também impacta o setor turístico: “A formação profissional traz segurança para os passeios turísticos náuticos, gera empregos e reforça a credibilidade do nosso destino turístico”, ressaltou.
O secretário municipal de Pesca de Alcobaça, Lucas Lindolfo, reforçou a importância da iniciativa para os trabalhadores da pesca: “Muitos pescadores têm conhecimento prático, mas falta a documentação e a certificação exigida. Esses cursos serão uma porta para a legalização e para novas oportunidades”, disse.
O secretário de Agricultura de Alcobaça, Rubens Lene Rodrigues Farias, o “Rubão”, destacou que a proposta também dialoga com o desenvolvimento rural: “Essa qualificação também vai refletir na agricultura familiar e no fortalecimento da economia rural das comunidades ribeirinhas”, pontuou Rubão.
Para o secretário de Meio Ambiente de Alcobaça, Sérgio Figueiredo, a ação demonstra compromisso com a gestão ambiental: “A Marinha e os municípios mostram, com essa iniciativa, que é possível proteger o meio ambiente e ao mesmo tempo fomentar atividades econômicas sustentáveis”, afirmou.
Por fim, o secretário de Planejamento de Alcobaça, Ângelo Dalcom, disse que o projeto chega em um momento estratégico: “Estamos trabalhando para consolidar políticas públicas que integrem meio ambiente, pesca e turismo. Essa parceria com a Marinha vem somar forças para acelerar nossos projetos”, ressaltou.