X
Publicidade Câmara de Vereadores - Tx - Setembro amarelo

Itanhém debate o futuro do campo em sua 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Por Neuza em 08/09/2025 às 17:25

Na manhã desta segunda-feira (08), agricultores, lideranças comunitárias, jovens e representantes de diversos setores se reuniram na sede da AABB, em Itanhém, para a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS). O encontro marcou um momento histórico para o município, que passa a integrar a etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS).

Itanhém  debate o futuro do campo em sua 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Com o tema “Uma agenda política de transformação agroecológica para o Itanhém Rural”, o evento discutiu caminhos para fortalecer a agricultura familiar, enfrentar os desafios climáticos e sociais e pensar o futuro do campo de forma mais justa e sustentável.

Itanhém  debate o futuro do campo em sua 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Conhecido por ter o terceiro maior rebanho bovino da Bahia, Itanhém começa a se destacar também em outras áreas da produção rural. Hoje, o município já colhe bons frutos com o cultivo de açaí, café, cupuaçu, cacau, além da produção de queijos artesanais premiados nacionalmente e da cachaça artesanal.

Itanhém  debate o futuro do campo em sua 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Para apoiar esse crescimento, a gestão do prefeito Milton Ferreira Guimarães, o “Bemtivi” tem investido na recuperação das estradas vicinais, através do programa “Caminhos do Progresso”, e no fortalecimento da agricultura familiar com a iniciativa “Merenda da Roça”, que leva alimentos produzidos no próprio município para as escolas da rede municipal. Outra novidade anunciada foi a disponibilidade de uma patrol agrícola para auxiliar diretamente os produtores.

Itanhém  debate o futuro do campo em sua 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Durante a conferência, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir cinco grandes eixos temáticos:

1. Papel do Itanhém Rural diante da emergência climática – buscando soluções para enfrentar crises globais e reduzir desigualdades.

2. Transformação agroecológica dos sistemas alimentares – incentivando práticas sustentáveis e garantindo segurança alimentar.

3.  Democratização do acesso à terra, água e território – enfrentando a concentração fundiária e os desafios das comunidades tradicionais.

4.   Direitos sociais e Bem Viver – ampliando políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população rural.

5.  Estado e participação popular – reforçando o papel do município e a importância da construção coletiva de políticas públicas.

Além desses temas centrais, também foram discutidos eixos transversais, como a autonomia das mulheres rurais, a sucessão e protagonismo da juventude e o etnodesenvolvimento dos povos e comunidades tradicionais.

Da conferência saíram propostas estratégicas que serão levadas para as etapas estadual e nacional, entre elas:

·         Incentivo às energias renováveis e à adaptação às mudanças climáticas;

·         Consolidação de políticas públicas para a agricultura familiar;

·         Expansão da economia solidária, com geração de renda e inclusão social;

·         Valorização das comunidades quilombolas e tradicionais;

·         Ampliação do acesso a direitos básicos como saúde, educação, lazer, abastecimento de água e internet rural;

·         Empoderamento de mulheres e jovens do campo, com foco em sucessão rural e trabalho digno.

Para os organizadores, a realização da 1ª Conferência Municipal é um marco no fortalecimento do campo em Itanhém. Mais do que discutir ideias, o encontro abriu espaço para que agricultores, jovens, mulheres e comunidades tradicionais pudessem apontar soluções e construir coletivamente o futuro da zona rural do município.

Itanhém  debate o futuro do campo em sua 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

“Itanhém mostra que tem potencial não só na pecuária, mas também na agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável. Esse é um passo importante para garantir qualidade de vida e novas oportunidades para quem vive e trabalha no campo”, destacou o prefeito Bentivi que participou do evento acompanhado da primeira dama e secretária de ação social, Lidiane Guimarães.  

Fonte: Por redação do Bahiaextremosul.

Tags:   Itanhém Conferencia Desenvolvimento Rural
publicidade