Diogo Moreira é o primeiro brasileiro campeão mundial de uma categoria de motovelocidade - Foto: Reprodução / MotoGP
É do Brasil! Na manhã deste domingo (16), Diogo Moreira confirmou seu título mundial na Moto2, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.
A temporada que foi marcada pela ascensão do piloto brasileiro, que fez com que as equipes da MotoGP olhasse para o paulistano de 20 anos com carinho, sendo assim, a Honda foi o destino escolhido para a próxima temporada.
Com 4 vitórias em 2025, Moreira foi atrás do resultado que precisava. Assumiu a liderança do campeonato na Malásia, venceu em Portugal e apenas precisou se manter na pista para confirmar o título.
Ele se tornou o primeiro brasileiro e se sagrar campeão mundial de qualquer categoria de motovelocidade na história, além de marcar o maior retorno de pontuação na Moto2, tirando 61 pontos de vantagem de Gonzalez durante a segunda parte da temporada.
Como foi a corrida
Moreira fez uma largada conservadora e manteve a nona posição, enquanto González também manteve a quinta colocação. Daniel Muñoz e Barry Baltus de envolveram em um incidente na primera volta e causaram a primeira bandeira amarela da corrida.
Incidentes en sequência
Alex Escrig queimou a largada e recebeu uma punição de dupla volta longa, enquanto Izan Guevara assumiu a liderança da prova.
Posteriormente, Aron Canet foi considerado o culpado pelo incidente na Curva 1 e também recebeu a punição de dupla volta longa. A corrida foi se tornando cada vez mais acidentada, Sérgio Garcia também foi ao chão, assim como Eric Fernández.
Na volta 8, o campeão da MotoE em 2024, Héctor Garzó, que fazia sua participação na Moto2 nesta etapa, sofreu uma queda.
10 voltas para o fim
Manuel González cometeu um erro, o que o fez perder tempo e permitir que os pilotos que vinham atrás se aproximassem. O primeiro a fazer a ultrapassagem foi Collin Veijer, mas não demorou muito para que Albert Arenas e Filip Salac também aparecessem à frente do espanhol, que regressou à oitava posição.
Moreira chegou e também passou seu rival com 5 voltas para o fim, Manuel Gonzalez sofreu problemas na moto, que o fez perder território e assim, confirmar o titulo de Moreira antes mesmo da corrida terminar.

