Na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, Robson Leal da Silva, um jovem estudante de química de apenas 25 anos. foi surpreendido e brutalmente alvejado por disparos de arma de fogo quando saía de sua casa, localizada na Rua São Benedito, no loteamento Zé da Mata, em Teixeira de Freitas.
De acordo com relatos fornecidos à Polícia Militar, dois indivíduos armados chegaram em uma motocicleta Honda preta, cuja placa não foi identificada, e abriram fogo contra Robson, que estava prestes a iniciar mais um dia de trabalho. O jovem, que também exercia o papel de vice-líder em sua sala de aula, foi vítima de uma emboscada cruel, deixando a comunidade consternada com o ocorrido.
Familiares da vítima comunicaram à Polícia Civil suas suspeitas sobre o enteado de Robson, que já havia proferido ameaças de morte não apenas contra o jovem, mas também contra outros membros da família. O delegado Marco Ludovico, acompanhado por peritos técnicos, adentrou a residência de Robson, onde observaram evidências de um possível confronto físico, indicadas pela desordem no interior da casa. Um celular danificado foi encontrado próximo à porta, sendo recolhido como evidência para investigações futuras.
Amigos lamentam a morto de Robson, que segundo eles era uma pessoa muito querida e não tinha envolvimento com coisas ilícitas.
A perícia técnica revelou que Robson sofreu 11 perfurações pelo corpo, contudo, nenhum projétil ou cápsula foi encontrado no local, sugerindo o uso de um revólver no crime. Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para autópsia. As autoridades policiais já deram início às investigações, ouvindo testemunhas tanto no local do crime quanto na delegacia, na busca pela elucidação deste homicídio chocante.