Publicidade Davaca novo

Especial extremo sul -Licitação dos aeroportos de Caravelas e Teixeira reacende a esperança de fortalecimento do turismo na região.

Aeroportos e a esperança de alavancar o turismo na região

Por Neuza em 10/10/2016 às 09:16



Como o governador havia anunciado os envelopes das empresas que concorreram à licitação para administrar os aeroportos de Teixeira de Freitas e Caravelas, foram abertos no dia 03 de outubro e a empresa vencedora foi a São Francisco Administração Aeroportuária e Rodoviário Ltda. que irá gerir os dois aeroportos por 15 anos, esse prazo pode ser prorrogado por mais 05 anos. A empresa vai pagar ao governo do estado pouco mais de R$ 1,2 milhão, mais 1% sobre o valor da receita bruta.

Rui esteve na região no último dia 17 de setembro e em entrevista falou que assim que a empresa ganhadora fosse anunciada, o Estado e a empresa vencedora vão chamar algumas companhias aéreas que tenham interesse em programar voos para a região, que sejam voos focados no turismo ou voos regulares pra atender a população.

A esperança dos novos prefeitos eleitos das cidades do litoral é que o governo invista em voos regulares e no turismo da região. O Extremo Sul da Bahia é rico em biodiversidade e com praias de águas mornas e calmas, atrai cada vez mais turista de todos os estados brasileiros que vem a região desfrutarem de nossa hospitalidade.  O que falta é infraestrutura como aeroportos e estradas.

Outra grande atração de nossa região são as baleias Jubartes que chegam a Abrolhos no mês de  julho e ficam até novembro aproveitando das águas mornas do nosso litoral para dar cria e amamentar seus filhotes. O Carnaval é outra atração que atrai turistas dos quatro cantos do país.

Caravelas com duas escolas de samba e atrações de antigos carnavais, como as machinhas, os cordões, os blocos puxados por trios elétricos e fanfarras atrai famílias de todas as idades e com a vitória de Silvio Ramalho e Jackson Douglas, a certeza de grandes carnavais que vão resgatar a tradição e a história da festa momesca de anos passados se torna realidade, e com a expectativa de voos regulares a chegada de turistas anima comerciantes e empresários.

Em Alcobaça, apesar  do evento nos últimos quatro anos não ter sido grande coisa, com a eleição de Léo Brito para administrar  a cidade no próximo ano, a expectativa de grandes festas já toma conta dos moradores da cidade e da região.

Em Prado com a reeleição da atual prefeita o carnaval deve continuar a mesma coisa de anos passados, ou até menor, já que ela não irá concorrer a reeleição no próximo mandato. O carnaval de Prado atrai turistas pela beleza e tranquilidade da cidade, mais quanto as atrações, nos últimos anos tem deixado a desejar.

Em Nova Viçosa, Manoelzinho da Madeira, deve, junto com a associação dos hotéis e barracas, investir atrações e promover um carnaval de alto nível. 

Em Mucuri, com a eleição de Dr. Carlos, os moradores esperam que o novo gestor invista em melhores atrações e atraia turista para a cidade que nos últimos oito anos só deixou a desejar com a administração paulino de Tixa.

Especial cidades;

Caravelas

Fica a 870 km de Salvador e 36 km ao sul de Prado, na BA-001, às margens do Rio Caravelas, que aí encontra o mar. Ao longo da costa, perto da cidade, há bonitas praias, Kitongo, Grauçá e Iemanjá em Barra de Caravelas. A cidade é conhecida por suas festas religiosas, que atraem milhares de devotos. Fundada em 1.503, tornou-se um importante centro comercial nos séculos XVII e XVIII. Hoje, essa encantadora cidade colonial e suas praias vizinhas são lugares ideais para lazer, aonde convergem muitos turistas. Para conhecer a área, a melhor opção é dar um passeio de barco até Coroa da Barra situada nas margens do Rio Caravelas em frente a Barra de Caravelas, para o sul para conhecer os manguezais da Ilha da Cassumbá até Nova Viçosa e Coroa Vermelha, pequena ilha de origem coralífera a 12 milhas náuticas da cidade. Caravelas é um dos três pontos de saída para visitar o Arquipélago dos Abrolhos e o Parcel das Paredes onde de julho a novembro é possível avistar baleias Jubartes.

O acesso a Caravelas faz-se de carro, ônibus ou avião. Seu aeroporto atendia a região, com saída de Salvador e Belo Horizonte, a capital do vizinho estado de Minas Gerais e vôos charter provenientes de São Paulo, hoje não mais recebe turistas. A cidade tem acomodações hoteleiras confortáveis e bons restaurantes.

É uma pequena cidade no sul, a 26 km de distância do Prado, onde há cinco bonitas praias – uma excelente para surfe – Coqueiro – com ondas muito fortes, uma boa para pesca – Barra – e três apropriadas para banho – Farol, Alcobaça e Zeloris.

Alcobaça

Em Alcobaça, localiza-se o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e um dos três pontos de saída para visitar o parque no arquipélago. A cidade tem pequenos hotéis e alguns bons restaurantes.

Prado

Localizada no extremo sul da Bahia, Prado está estrategicamente situada na região denominada como Costa das Baleias, devido à ocorrência de Baleias Jubartes, e na Costa do Descobrimento, por ter sido a Barra do Cahy, em terras Pradenses, o primeiro ancoradouro da esquadra Portuguesa em 1.500.

A parte central é toda plana, com casarios antigos e ruas calçadas com paralelepípedos o que proporciona passeios ciclísticos para todas as faixas etárias, num clima gostoso e interiorano.

Com seus 84 km de praias ainda pouco exploradas, podemos apreciar lindas formações de falésias, num degradê de cores que variam entre o ocre, o bege e o vermelho; riachos que serpenteiam por quase todo o litoral e praias de águas mansas, mornas e convidativas.

A areia monazítica, muitíssimo procurada por suas características medicinais, é encontrada em inúmeras praias (Areia Preta, Cumuruxatiba, Japara etc.).

Os passeios de barcos e escunas mostram toda beleza do encontro das águas do rio com o mar (Barra do Jucuruçu e Barra do Cahy) e, saindo de Cumuruxatiba, é possível fazer o mesmo percurso da Esquadra Portuguesa em 1500.

Mucuri

No ponto extremo, ao sul da Costa das Baleias, está Mucuri, que tem duas praias. A pequena cidade tem casas rústicas e bares ao longo de seus 11 km de extensão de frente para o mar. Aí, na parte sul, está uma base do Projeto TAMAR de Tartaruga Marinha. Na cidade há uma pousada e um restaurante que serve comida regional. Há também um aeroporto regional perto da cidade. O acesso é via BA-698: 66 km, saindo de Teixeira de Freitas, no noroeste, na BR-101, ou saindo de Nova Viçosa, a 31 km ao norte, na mesma estrada.

Nova Viçosa

A última cidade ao longo da Costa das Baleias é Nova Viçosa, onde há sete praias bonitas e a Ilha de Coroa Vermelha – boa para mergulho. Duas das praias – Pau Fincado e Lugar Comum – são muito procuradas, especialmente pelos jogadores de vôlei de praia. As duas últimas praias – Sabacuí e Costa do Atlântico – são um tanto desertas e boas para a pesca de robalo e camarão. Em Costa do Atlântico, há uma pequena vila de pescadores.

Cerca de duas horas de barco de Nova Viçosa, encontram-se no mar corais de recifes, bons para mergulho. Um pouco ao norte está a Ilha da Coroa Vermelha, ilha deserta, com vistas submarinas espetaculares. Essa área no mar está no caminho para o Parque Marinho dos Abrolhos.

Fonte: Neuza Brizola/Portaldoextremosul

Tags:   Caravelas Aeroporto extremo sul
publicidade