Com 97,17% das urnas apuradas, o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) é o novo governador do Rio Grande do Sul. O tucano, com 53,40% dos votos válidos, bateu o candidato à reeleição, José Ivo Sartori (MDB), com 46,60%, nas eleições 2018. Aos 33 anos, Leite se torna o governador gaúcho mais jovem desde a redemocratização. Sartori, revertia a vantagem que as pesquisas davam ao seu adversário até 17% de urnas apuradas.
A última pesquisa do Ibope mostrou o candidato do PSDB, Eduardo Leite, com 57% dos votos válidos e José Ivo Sartori (MDB), com 43%. Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 4% não souberam responder.

A pesquisa de boca de urna no Estado, divulgada às 17h, informou que Eduardo Leite (PSDB) estava numericamente à frente, com 52% dos votos válidos, contra 48% de José Ivo Sartori (MDB), com uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos, o que colocou ambos os candidatos em empate técnico. O Ibope ouviu 2.600 eleitores no Estado.
O TRE registrou ao todo 18 ocorrências de crime eleitoral no Rio Grande do Sul, por infrações como boca de urna, desacato, desordem e outros tipos de violação da lei eleitural. A Brigada Militar do Estado informou que uma pessoa foi detida por agredir um mesário em Porto Alegre.