A Secretaria Municipal de Assistência Social tem desenvolvido ações de fortalecimento aos usuários atendidos por seus equipamentos, como programas para crianças, mulheres, idosos. Uma das propostas do projeto elaborado para melhorar a assistência ao público feminino é um encontro de partilha, possibilitando um espaço de informação e convivência comunitária, que chegou em abril à segunda edição.
Nesta sexta-feira (29), o 2º Encontro de Mulheres aconteceu em Mucuri/Sede e, simultaneamente, nos distritos de Itabatã e Taquarinha, com a organização das equipes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, buscando trabalhar o empoderamento feminino e a sororidade com o tema “Amor Próprio”.
Avaliando esses encontros mensais, Madalena Caetano, coordenadora municipal do CRAS em Mucuri, ressaltou que “vem crescendo aceitação da comunidade, principalmente com o apoio da Prefeitura Municipal, do Serviço de Atendimento Integral a Família – PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializados a Famílias e Indivíduos – PAEFI”, explicou a coordenadora.
O secretário Municipal de Assistência Social, advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, destacou que as ações da gestão são focadas nos mucurienses, tanto na realização das obras quanto no cuidado dos projetos sociais.
“Não há distinção entre as ações para a Sede e distritos, mesmo com a grande demanda. No caso das mulheres, com seus múltiplos papéis na sociedade, acarreta também muitos desafios. Momentos como esse, são extremamente importantes para o fortalecimento dos programas, serviços, equipes e principalmente do público-alvo”, pontuou o secretário.
Na oportunidade, objetivando mobilizar, sensibilizar, informar e convocar essas famílias a participarem da luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a equipe do CREAS apresentou uma prévia do que será trabalhado com a Campanha “Faça Bonito”, marcando oficialmente o início da Campanha e suas diversas ações.
O dia 18 maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e em 2022, há uma grande expectativa para as mobilizações da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil, principalmente após algumas adaptações na programação dos últimos anos em função da pandemia.