
Na manhã desta quinta-feira, 06 de novembro, forças integradas de segurança pública deflagraram a Operação Vértice I, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão na localidade de Caraíva, distrito de Porto Seguro (BA).
A ação foi coordenada pela Força-Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro, contando com a participação da CORE/PCBA, BOPE/PMBA, Polícia Civil (23ª COORPIN/Eunápolis) e Polícia Militar (8º BPM/Porto Seguro). A operação faz parte de uma atuação conjunta voltada ao enfrentamento de organizações criminosas com presença na região.
De acordo com informações oficiais, o cumprimento da medida judicial é resultado de uma investigação criminal que apura a atuação de integrantes de uma facção responsável por homicídios e ameaças a moradores e turistas. Em vídeos divulgados nas redes sociais, os suspeitos exibiam armas de fogo de grosso calibre e divulgavam mensagens de intimidação a comerciantes locais.
Durante a execução dos mandados, as equipes foram recebidas a tiros. Houve reação imediata e proporcional das forças policiais, em legítima defesa. No confronto, cinco indivíduos foram atingidos e socorridos, sendo identificados como lideranças locais da facção, com histórico de violência e envolvimento em ações letais.
As equipes apreenderam armas de uso restrito e diversos materiais relacionados à atividade criminosa, entre eles:
Fuzis, pistolas e uma submetralhadora;
Granada e farta quantidade de munições;
Drogas e rádios comunicadores;
Cadernos de anotações ligados ao tráfico de entorpecentes.
As investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo e possíveis conexões com crimes ocorridos em municípios vizinhos.
Outros detalhes da operação serão apresentados em coletiva de imprensa às 10h, na sede da Polícia Federal de Porto Seguro.
A Operação Vértice I reforça a integração entre as forças de segurança e o compromisso com o combate ao crime organizado na região sul da Bahia.
